Filmes sobre racismo que mostram o quanto essa problemática ainda é atual

Obras para repensar a questão da discriminação e representatividade

filmes sobre racismo
Foto: Divulgação

Ao longo dos anos, a população negra tem lutado para cada dia mais conquistar seus direitos e espaços sociais. Mesmo assim, ainda presenciamos na sociedade atitudes racistas que refletem todo um passado de discriminação, exploração e inferiorização. Para tratar sobre o assunto, separamos 13 filmes sobre racismo que narram histórias que se passam em contextos de opressão e falam sobre representatividade.

A 13ª emenda

filmes sobre racismo
Foto: Divulgação

O título faz uma referência à 13ª emenda da Constituição dos Estados Unidos, que aboliu, formalmente, a escravidão. No entanto, no longa, DuVernay apresenta as falhas das cláusulas e de execução dos direitos.

12 Anos de Escravidão

Solomon Northup é um escravo liberto que vive com a esposa e os filhos. Um dia, quando vai fazer um trabalho, é capturado e vendido como um objeto de troca. Durante 12 anos, Solomon passa por humilhações físicas e psicológicas inimagináveis.

Felicidade Por Um Fio

filmes sobre racismo
Foto: Divulgação

A produção original da Netflix mostra a história de Violet Jones, uma publicitária bem-sucedida que considera possuir a vida perfeita. Após enfrentar uma grande desilusão, ela resolve mudar de visual. O caminho que ela percorre para aceitar o seu cabelo está intimamente ligado a como ela reformulará sua trajetória como mulher e a superar traumas.

A Cor Púrpura

Passado no ano de 1909, na Geórgia, Estados Unidos, Celie, uma menina de 14 anos, é estuprada pelo pai e tem dois filhos, dos quais é forçada a se separar porque é doada a outra família. A jovem passa então a escrever cartas para amenizar sua profunda tristeza e solidão. Até o dia em que conhece Shug Avery e Sofia e sua trajetória começa a mudar.

A Gente se Vê Ontem

filmes sobre racismo
Foto: Divulgação

Os adolescentes C.J. e Sebastian são melhores amigos e possuem grande aptidão para a ciência. Quando o irmão mais velho de C.J. é assassinado injustamente pela polícia, os dois trabalham incansavelmente para construir uma máquina do tempo e voltar ao passado para tentar impedir a tragédia.

Cidade de Deus

Nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 1970, dois rapazes seguem caminhos diferentes. Buscapé é um fotógrafo que registra o cotidiano violento do lugar, e Zé Pequeno é um ambicioso traficante que usa as fotos de Buscapé para provar como é durão. O longa discute temas envolvendo a problemática da população negra marginalizada e traz o seguinte questionamento: será que a arte pode mudar a vida dessas pessoas?

Pantera Negra

filmes sobre racismo
Foto: Divulgação

Após a morte do rei T’Chaka, o príncipe T’Challa retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de diversos aliados, e também de Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles vão à procura de Ulysses Klaue, que roubou de Wakanda algumas porções de vibranium, anos atrás.

O Ódio que Você Semeia

Starr Carter estuda em um colégio de elite particular, o Williamson. Lá, ela aprende a se comportar de forma que não demonstre suas raízes que vieram do “gueto”. No entanto, após o assassinato de seu melhor amigo, em que foi a única testemunha, ela é colocada nos holofotes e acusada injustamente por um policial.

Corra!

filmes sobre racismo
Foto: Divulgação

Chris é um jovem negro que tem um relacionamento estável com Rose, uma caucasiana. Quando conhece a família da namorada, inicialmente, ele pensa que o excesso de carinho que os sogros têm com ele é uma forma de tentar aceitar o namoro da filha de uma maneira positiva. No entanto, Chris percebe que há algo estranho e sombrio por trás da relação.

Crash – No limite

Esposa de uma promotor, a rica e arrogante Jean Cabot tem seu carro roubado por dois assaltantes negros. Entretanto, esse roubo acaba num acidente que irá envolver um policial racista, um detetive negro, um imigrante iraniano e um diretor de cinema. A obra recebeu o Oscar de melhor filme e melhor roteiro original em 2006.

Histórias Cruzadas

Foto: Divulgação

Skeeter é uma mulher branca de classe média alta que volta à sua cidade natal no sul do Mississipi para se tornar escritora. Chegando lá, ela conhece Aibileen Clark, negra e empregada de sua melhor amiga, que é a primeira pessoa a conceder uma entrevista à Skeeter. Isso desagrada toda a sociedade, mas as duas continuam trabalhando juntas e conquistando cada vez mais vozes femininas e negras.

What Happened, Miss Simone?

Esse premiado documentário mostra a carreira da consagrada cantora e pianista Nina Simone e como ela enfrentou o racismo durante sua caminhada para conseguir chegar onde chegou. O filme recebeu indicação para o Oscar na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem.

A Outra História Americana

Foto: Divulgação

A história acompanha Derek, um jovem neonazista que é condenado pela morte de um homem negro. Na prisão, ele reflete sobre suas atitudes. Quando sai, Derek tenta orientar o irmão mais novo a não seguir o mesmo caminho racista e violento.

Leia também: