Festa no apê: como organizar a casa para receber os amigos

O final de semana chegou! Que tal preparar um programa legal e se organizar para receber os amigos em casa? Temos dicas para você!

Festa casa amigos
Foto: iStock.com/GettyImages

Quem gosta de receber amigos em casa sabe o trabalho que dá organizar qualquer tipo de reunião, por menor e mais informal que ela seja. É preciso arrumar e decorar a casa, preparar os comes e bebes, preocupar-se com a diversão e o conforto dos convidados e, ainda, estar disposto e animado para dar atenção e interagir com as visitas. Tudo isso, sem contar com os imprevistos que, hora ou outra, acontecem. Se você está pensando em fazer uma festinha em casa, dê uma olhada nas próximas dicas antes de convidar seus amigos!

Festa casa amigos

Foto: iStock.com/Getty Images

Como organizar a casa para recepcionar os convidados

Prato de plástico pode?

Para os consultores Célia Leão e Fábio Arruda, utilizar pratos, copos e talheres de plástico não é uma opção elegante, nem funcional. Agora, se você não abre mão dos utensílios plásticos para não ter que lavar louça depois da festa, então monte um cardápio que se adeque a essa opção “mais prática”. Lembre-se: carne assada com faca de plástico não combinam!

Self-service

Não basta servir um cardápio variado e gostoso, ele deve ser, além de tudo, prático. O anfitrião também merece aproveitar a festa junto com os amigos e, portanto, ficar o tempo todo na cozinha está fora de cogitação. Invista no serviço americano: coloque as travessas de comida na mesa de jantar ou aparador e deixe para que cada um se sirva sozinho.

Preparativos

Está com vontade de chamar os amigos para uma reunião em casa? Antes de distribuir os convites, pense sobre que tipo de evento está pensando em organizar. Quantas pessoas serão chamadas? O que será servido? A festa será temática? Que horas o evento vai começar e quando deve terminar? Responder a essas perguntas ajuda a pensar na logística e na viabilidade da festa. Assim, fica mais fácil planejar tudo, inclusive estipular um orçamento para o evento.

Decor

Está sem ideia para a decoração? A iluminação pode ser uma grande aliada na hora de enfeitar a sala, pois dá um charme extra, criando um clima mais intimista. Invista em luzes indiretas e velas. Você também pode encapar luminárias com papel celofane colorido. Assim, quando as luzes estiverem acesas, tudo na sala vai ficar com a tonalidade do celofane! Flores também são ótimas para decorar, até mesmo as espécies mais baratas embelezam e trazem vida ao ambiente.

Fumódromo

Se você não quer ter seu sofá, as almofadas e cortinas cheirando a cigarro depois da festa, o jeito é não deixar que os convidados fumem dentro da sua casa. Coloque cinzeiros no quintal ou na varanda e peça para que só fumem do lado de fora da casa. “Ninguém vai interpretar mal seu pedido, todo mundo sabe que fumaça de cigarro incomoda”, afirma a consultora de etiqueta Célia Leão, que dá a dica: “lide com a situação de um jeito bem-humorado, faça um cartaz divertido, indicando aos convidados onde é fumódromo”.

Psiu!

Se a festa no apê for se prolongar para além das 22 horas, é preciso pensar no bem-estar, não só de seus convidados, mas também no dos vizinhos. Peça aos convidados que não fiquem conversando na varanda ou próximo às janelas, e abaixe o volume da música. “Você também pode convidar os vizinhos para a festa, como um gesto de gentileza!”, aconselha o consultor de etiqueta Fábio Arruda.

Número de convidados

Ao fazer a lista de convidados, calcule mais ou menos quantas pessoas a área social da sua casa comporta. Não adianta chamar todo mundo e lotar o ambiente. Também é preciso pensar no conforto das visitas. “O número de assentos disponíveis deve ser igual ao de convidados. Assim não haverá problemas se todos precisarem se sentar ao mesmo tempo”, alerta a assessora de eventos Sheila Loverro. Em uma reunião informal, se não houver cadeiras suficientes, invista em futons, almofadas e pufes, de preferência coloridos!

Para comer com os olhos (e com os dedos!)

Está em dúvida entre os utensílios do jogo de jantar e os descartáveis? Não use nenhum dos dois e aposte no Finger Food – nova tendência da gastronomia que elimina pratos, garfos e facas da mesa posta. Os quitutes são feitos para serem comidos com as mãos e vêm servidos em palitinhos, colherzinhas e etc. Além de práticos, os cardápios finger food são originais e vistosos aos olhos!

Organização

Ao decorar a área social da casa para festa, comece por pensar na disposição dos móveis. Afaste as peças até que encostem nas paredes para deixar o meio da sala livre para a circulação. “A mesinha de centro, por exemplo, pode ser deixada no canto para apoiar copos e petiscos”, ensina Sheila. Bibelôs e objetos de estimação que quebrem com facilidade também devem ser retirados da sala. Troque o tapete caro por um mais simples que possa ser lavado e forre o sofá se ele não for de couro – nunca se sabe onde podem virar uma taça de vinho!

Texto: Danielle Nagase/Colaboradora | Consultoria: Célia Leão e Fábio Arruda, consultores de etiqueta e Sheila Loverro, assessora de imprensa

LEIA TAMBÉM