Ferro: veja como ele ajuda combater problemas causados pela anemia!

Aposte nos alimentos ricos em ferro, faça as combinações certas e combata o cansaço, a fraqueza e o desânimo causados pela anemia.

Copo de suco de laranja
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Aposte nos alimentos ricos em ferro, faça as combinações certas no cardápio e vai ver como é fácil vencer e prevenir o cansaço, a fraqueza e o desânimo causados pela anemia.

exame de sangue

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“Anemia é um distúrbio caracterizado pela diminuição da hemoglobina, o pigmento vermelho da célula sanguínea que contém ferro. É através dele que acontece o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo”, explica a nutricionista Bruna Joaquim Carneiro. Mesmo que causada por alimentação deficiente, perdas anormais de sangue ou questões genéticas, se não for tratada, a anemia pode evoluir para problemas mais graves. O tratamento deve ser sempre indicado por um médico, mas a prevenção começa com o que você coloca no prato.

Alimentação forte!

O tipo de anemia mais comum costuma ser causado por carência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico. “A principal fonte desses nutrientes é a carne vermelha, seguida de vegetais verde-escuros, beterraba, feijão-preto e ovos”, afirma Bruna. De acordo com a especialista, para combater os casos mais leves, fazer mudanças no cardápio diário já resolve.

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Combinação de risco

Prevenir a anemia não é tarefa apenas de um cardápio rico em ferro. Além disso, é preciso fazer as combinações certas. De acordo com a nutricionista Vanessa Leite, a eficiência da absorção do ferro vindo dos alimentos é determinada pelos complementos da dieta. “Tudo o que é rico em vitamina C potencializa a absorção desse nutriente. Limão, laranja, acerola, brócolis, couve, tomate, kiwi e morango são alguns exemplos. Já alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte e queijo, diminuem a absorção do ferro no organismo, assim como café, chás e refrigerantes”, explica.

Copo de suco de laranja

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Trio poderoso

  1. Bife de fígado – Tem quase 7mg de ferro a cada 100g. Além disso, é rico em vitamina B12.
  2. Folhas verde-escuras – Ricas em ácido fólico e vitamina B12, dois nutrientes importantes para a saúde do sangue.
  3. Suco de laranja – Excelente fonte de vitamina C, ajuda o corpo a absorver o ferro, especialmente o de origem vegetal.

Consultoria Bruna Joaquim Carneiro, nutricionista; Vanessa Leite, nutricionista