7 dicas especiais de Feng Shui para ter um 2020 de sucesso

Entre em sintonia com o regente deste ano, o Rato de Metal, segundo o calendário chinês

feng shui de 2020
Foto: Shutterstock

O início de um novo ciclo é a oportunidade perfeita para fazer uma limpeza energética e astral, não só do corpo, como da casa também. Segundo teorias ancestrais, as vibrações que nos rodeiam ficam acumuladas nos cantos dos cômodos, carregando o ambiente. Por isso que, para nos livrarmos delas, podemos contar com uma arte milenar chinesa que vem se atualizando de tempos em tempos. O Feng Shui de 2020, por exemplo, tem como princípio capturar nossos objetivos e desejos de felicidade, equilibrando as cargas pelo lar.

Valendo-se da ideia que este ano tem como regente o Rato de Metal (de acordo com o calendário chinês), chegou a hora de virar a chave dos problemas que estão imperando as portas do sucesso. O momento pede mudanças que ansiamos, sem nos deixarmos cair na distração. A proposta é ‘programar’ a casa para que ela se torne uma aliada de nossos desejos e do nosso inconsciente.

As metas do Feng Shui de 2020

1 – Classificar e ordenar

Esta primeira etapa trata de sermos capazes de nos livrar daquilo que não usamos mais, não funciona ou causa desconforto. Ser capaz de distinguir o que é o que não é pode ser difícil. Afinal, o apego e materialismo nos fazem querer ficar na zona de conforto. Mas vale se dedicar com vontade, mesmo que por alguns dias.

Como consequência você irá liberar mais espaço na sua casa, facilitando a limpeza da sujeira e da bagunça. “Conservar a circulação de vibrações positivas e limpas, sem obstáculos que impedem o fluxo de um cômodo para o outro é uma das bases do Feng Shui 2020”, comenta Patricia Traversa, diretora do Centro Oficial de Feng Shui Profissional.

2 – Atrair energia positiva

A entrada da nossa residência cumpre uma importante função de proteção e ativação. Além de fechar o lar para as energias externas hostis, deve gerar a sensação de boas-vindas para as que veem de bom-grado.

  • Mantenha-a sempre iluminada e alegre com alguns objetos e cores vivas, como plantas saudáveis ​​e quadros.
  • Um par de estátuas de cães, um de cada lado da porta, voltado para fora, emite energia guardiã contra intrusos e más vibrações.
  • Um tapete semicircular com uma frase de boas-vindas, que projeta uma atitude amigável é uma boa maneira de acompanhar a transição entre público e privado. A sujeira fica retida no capacho, que deve ser limpo periodicamente.
  • Se conseguir colocar um espelho próximo a entrada será de grande ajuda. Pois reflete as atitudes de quem entra.

3 – Segurando a prosperidade

Se entendermos que o significado de prosperidade vem do fato de sermos felizes, e que ela é algo mais interno do que externo, podemos projetá-la na vida material. Nesse ponto, o Feng Shui de 2020 indica para tirarmos tudo aquilo que diz o contrário na nossa casa, substituindo por coisas que a favoreçam. Objetos concretos e que emanam positividade.

  • Concertando problemas antigos, como vidro quebrado ou remoção de umidade, pintando as paredes, reparando vazamentos na torneira e objetos destruídos.
  • Ter sempre frutas frescas.
  • Ter os recipientes de cozinha sempre cheios (como pote de arroz e café).
  • Tirar imagens que indicam escuridão.
  • Use três moedas chinesas penduradas na porta e também leve-as na sua carteira.
  • Use talismãs para lembrar que queremos ser prósperos, como um Buda de abundância no sudoeste da sala.

Foto: Shutterstock

4 – Descanso protegido

Vá até os quartos da sua casa e preste atenção em como se sente neles, o que mudaria, o que recebe de energia. O quarto é um dos ambientes mais particulares, onde nos conectamos com a nossa privacidade. Passamos pelo menos oito horas em nossa cama: a energia que a cerca deve permitir-nos descansar e recuperar a vitalidade.

  • A cama nunca deve ser exposta a um espelho que o reflita ou a dispositivos elétricos que emitem poluição eletromagnética. Também não a deixa ficar com os pés voltados para a porta de entrada.
  • Não durma sob vigas ou tetos inclinados (que geram opressão simbólica) ou com a cama ao lado de banheiros ou fornos de cozinha.
  • A cama deve ter um encosto bom, sólido e estável. É necessário evitar os de estrutura metálica, preferir os colchões de algodão e sem molas ou molas metálicas, que absorvem radiações vindas da terra, agindo como antenas.
  • Quanto a quadros e retratos, vamos tirar todos aqueles que nos mantêm no passado ou emitem emoções negativas, como solidão, nostalgia, tormento ou ruptura. Podemos optar por pinturas que refletem a serenidade.

5 – Uma cozinha cheia 

Panelas e fogões representam o fogo e a capacidade de produzir dinheiro, de fornecer sustento. Eles devem estar sempre limpos e em boas condições de funcionamento.

  • Se houver uma janela atrás do fogão (uma situação que faz com que a energia de cozinhar – o gerador de dinheiro e nutrição desapareça), é aconselhável cobrir a janela com uma cortina.
  • No caso do fogão estar ao lado da pia ou de frente para ela, um móvel deve ser colocado entre eles para restaurar o ciclo de construção dos elementos fogo-água.
  • Coloque um quartzo acima da geladeira para harmonizar as energias do ambiente.

6 – Banheiros bem cuidados

Os banheiros são áreas que devem ser controladas, uma vez que a boa sorte da casa pode descer ralo abaixo. Apesar de sua má reputação, o cômodo bem planejado pode se tornar um aliado para a purificação e relaxamento do corpo.

  • Sempre deixe a porta deste ambiente fechado, para que a energia da casa não seja contaminada por ele.
  • Cubra grades, vasos sanitários e bidê enquanto não estiver em uso.
  • Mantenha cuidadosamente o banheiro, para que não haja fungos, umidade ou maus odores, água parada ou torneiras quebradas.
  • Se houver excesso de azul (elemento água), pode planejar para o Feng Shui de 2020 comprar acessórios (toalhas, saboneteiras, cortinas, sais de banho, velas) em tons claros mais quentes, como bege, verde claro, baunilha e laranja.
  • Fuja de tons muito claros e flores para o banheiro este ano. Assim como quadros e imagens!

7 – Talismãs de 2020

Por meio da técnica de Feng Shui também podemos ativar lados pessoais, como sabedorias, organização, rapidez e intuição.  Todas essas funções são importantes para atingir as metas do ano. Esses pontos fortes podem ser estimulados a partir da energia emitida pelos talismãs.

  • O símbolo do dragão chinês é um emblema da boa sorte e uma das criaturas celestes mais importantes do panteão oriental. Também representa poder espiritual. Sua localização no leste da casa ou sala de estar é ideal para nutrir nosso lado sábio.
  • Pi Yao é um animal fantástico, filho do Dragão do Céu, segundo a lenda. Se este ano você colocar uma figura de um Pi yao no sul de sua casa, estará protegido. Mas não pode ser colocado se o banheiro, a cozinha ou o quarto estiverem localizados neste local.
  • Sinos também são ótimas opções para o Feng Shui de 2020. Eles ajudam a dispersar a energia vital dentro dos cômodos. Em locais com muito vento, são recomendados os sinos de cana para que o som não seja estridente. Nos espaços mais abrigados, o metal é usado.
  • O som da água e o canto dos pássaros alimentam nosso interior sábio. Assim como os aromas de canela, que darão força para atingir os objetivos, e a lavanda, para estar em equilíbrio.

Seguindo estas dicas, você poderá entrar em sintonia com o Rato de Metal, detectando as oportunidades para o sucesso em 2020. Aproveite!

 

Leia também: