Feijão: confira quais são seus principais nutrientes

O feijão não pode faltar no prato né? Então confira quais são os 5 nutrientes essenciais que ele possui que vão te fazer entender sua importância na dieta!

prato de feijão
Foto Shutterstock.com

O feijão é um alimento rico em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo como proteína, ferro, fibras, magnésio, potássio e zinco. Além disso, é uma ótima fonte de triptofano, aminoácido que ajuda na formação da serotonina, substância que alivia os sintomas da ansiedade. Conheça alguns dos nutrientes do feijão:

 

feijão com arroz

Foto Shutterstock.com

Proteína

É um nutriente que faz parte de toda a estrutura do corpo. Músculos, hormônios, enzimas, unhas, cabelos, pele e todos os órgãos precisam dela para manter a sua integridade.

Ferro

Tem várias funções. A principal é fazer parte da composição das hemoglobinas no sangue, que leva oxigênio às células. Além disso, este nutriente faz parte do processo que gera energia ao organismo, produção de neurotransmissores e de novas células. As mulheres que menstruam necessitam de uma quantidade maior de ferro por causa da condição de perda de sangue regular.

Fibras

Existem dois tipos, as solúveis e as insolúveis. Ambas exercem efeito no bom funcionamento intestinal. As do tipo solúvel atuam no controle da glicose no sangue e do colesterol, imunidade e, ambas têm função preventiva para alguns tipos de câncer. Claro que a fibra sozinha não é a cura para estas doenças, mas está associada à importante melhora quando introduzidas no contexto do tratamento do diabetes e colesterol.

Magnésio

É um componente importantíssimo dos ossos e músculos principalmente. Participa de reações para gerar energia, processar nutrientes (como os carboidratos e proteínas) para serem distribuídos ao corpo e também na transmissão de sinais musculares. Sua deficiência pode trazer problemas ósseos e neuromusculares.

 

prato de feijão

Foto Shutterstock.com

Potássio

É outro nutriente vital, pois ele faz parte de muitas reações importantes. Ele mantém o equilíbrio hídrico, osmótico, equilibra o pH, está envolvido no crescimento celular e regula a atividade neuromuscular. Está associado à melhora no controle de pressão alta. Então, substituir o sal convencional pelo sal light que contém potássio é uma ótima pedida para o controle da hipertensão. Sua deficiência pode trazer problemas para o coração.

Zinco

Faz parte da estrutura óssea, participa de muitas reações do metabolismo de outros nutrientes, na produção de DNA e atividades de sinalização de células no cérebro. Sua deficiência causa anemia, demora na cicatrização, lesões na pele, deficiência no sistema imunológico e problemas de crescimento para crianças e adolescentes. A pessoa também pode ter o paladar diminuído com a falta de zinco.

Texto Redação Alto Astral 

Leia também: