Farelo de aveia: combine com outros alimentos e turbine o emagrecimento!

Diversos alimentos contribuem com o farelo de aveia na busca pela perda de peso. Confira a listagem de alguns deles e conquiste o corpo dos sonhos!

Iogurte com aveia é uma ótima combinação para emagrecer
Foto: Shutterstock.com

Para secar a barriga não há segredos. Aliás, é preciso realmente ter foco, disciplina, disposição e, por que não, contar com uma ajudinha de opções que, além de saudáveis, intensificam a perda de peso? O grão de aveia esfarelado é daquelas alternativas que passam despercebidas no paladar, mas fazem total diferença na balança.

Farelo de aveia combina com frutas

Foto: Shutterstock.com 

Por que emagrece?

Quando pensamos na palavra “farelo”, atribuímos uma conotação negativa ao seu significado. Mas já vimos que não é bem assim. O farelo de aveia é a camada externa do grão que é retirada no refinamento. Antes não aproveitado, agora é o melhor amigo da dieta. Porém, quando comparamos com a aveia em flocos – que é extraída de uma parte mais interna do cereal –, percebemos algumas diferenças – ainda que ambos reflitam beneficamente na saúde. O farelo de aveia possui fibras solúveis – em especial, a chamada betaglucana – que, ao entrarem em contato com a água do organismo, fazem com que a absorção de gordura e glicose diminua, além de proporcionarem mais saciedade.

Canela

Ela ajuda no controle do diabetes, ameniza transtornos digestivos – como gases ou diarreia –, diminui a fadiga e melhora o humor, além de atuar diretamente no combate ao colesterol. A combinação com o farelo de aveia consegue intensificar esses benefícios.

Linhaça, cacau e leite de soja

Combiná-los ao farelo ajuda a manter os vasos sanguíneos desobstruí- dos: a proteína da soja diminui os níveis de colesterol ruim no sangue, assim como a fibra beta-glucana – presente na aveia – o ômega-3 da semente de linhaça e o flavonol do cacau. Juntos, eles intensificam a eliminação de gordura.

Chia, farinha de berinjela e farinha integral de trigo

Todas são ricas em fibras e influenciam na sensação de saciedade. Ao lado do farelo de aveia, ajudam no controle do colesterol e da glicemia. A última ainda deixa o combinado mais nutritivo.

Banana

Também resulta em uma sensação de bem-estar, já que a combinação é igualmente rica em triptofano. Aqui, o farelo de aveia surge como opção melhor que a aveia em flocos justamente por conter mais fibras e promover saciedade. Para deixar a combinação ainda mais poderosa, adicione canela. O resultado será uma mistura termogênica, que acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura.

Iogurte com aveia é uma ótima combinação para emagrecer

Foto: Shutterstock.com

Iogurte desnatado

Este combo é um dos mais nutritivos e aparece como alternativa para quem precisa de um lanche leve e capaz de matar a fome. “Por possuir proteína e carboidrato de forma dosada, promove mais saciedade e ainda fornece inúmeros nutrientes”, explica a nutricionista Maiara Fidalgo. Junto com o farelo de aveia, eles ainda geram uma sensação de bem-estar, já que a combinação é rica em triptofano, um aminoácido que eleva os níveis de serotonina, agindo como antidepressivo.

CONSUMO IDEAL

“Comer alimentos ricos em fibras e beber uma quantidade pequena de água pode gerar constipação intestinal”, alerta Maiara. Portanto, como você já viu, a indicação média de consumo de fibras é de 30g ao dia – o que equivale a três colheres de sopa – sendo que o melhor momento para ingerir o farelo de aveia é no café da manhã ou nos lanches intermediários entre as principais refeições. “O excesso pode prejudicar a absorção de nutrientes como zinco, cálcio e ferro. Isso ocorre porque, em grande quantidade, as fibras criam uma barreira de absorção de nutrientes pelas células intestinais”, completa a nutricionista. Resumindo, o ideal é manter a alimentação em equilíbrio: uma ingestão regular de aveia ajuda pra valer na missão cintura fina se vier acompanhada de um cardápio saudável e balanceado.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral