Tom Jobim: 10 músicas para homenagear os 90 anos do cantor

O compositor Tom Jobim faria 90 anos hoje, mas continua sendo um dos cantores que marcaram a história do país. Relembre 10 músicas para homenageá-lo!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/01/2017 às 18:02
Atualizado às 20:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apaixonado pelo Rio de Janeiro, pelas canções cheias de romantismo e um dos precursores do movimento da Bossa Nova no Brasil: Tom Jobim faria 90 anos hoje (25.01), mas continua sendo um dos maiores compositores, pianistas e cantores do país.

Além de ser considerado um dos maiores expoentes da música popular brasileira, ele encantou as pessoas com suas músicas cheias de emoção, carinho e doçura. Relembre 10 músicas para homenagear o cantor!

tom jobim

Foto: Divulgação

1. Garota de Ipanema

Uma das mais conhecidas canções da Bossa Nova até hoje, ‘Garota de Ipanema’ foi composta por Jobim e Vinicius de Moraes em 1962.

2. Eu sei que vou te amar

Também criada pela parceria entre Tom e Vinícius, essa música cheia de sentimentos foi considerada a 24ª melhor música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. Em 2014, virou trilha sonora de abertura na novela Em Família! Quem lembra?

3. Chega de Saudade 

Criada em 1958, a canção foi gravada pela primeira vez na voz de Elizeth Cardoso João Gilberto. Anos depois, esta gravação foi reconhecida como o primeiro registro fonográfico da bossa nova.

4. Corcovado

Como uma forma de homenagear um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, Tom escreveu essa canção em 1960. Aliás, ele era apaixonado pelo Rio e sempre dava um jeitinho de falar sobre a cidade maravilhosa em suas músicas.

5. Samba do Avião

Em mais uma canção que homenageava o Rio de Janeiro, Tom escreveu ‘O samba do avião’ em 1963. Em uma de suas versões mais famosas, ele interpreta a canção ao lado de Miúcha.

6. Águas de Março 

Difícil conhecer alguém que nunca tenha escutado ou ouvido falar de ‘Águas de Março’, né? Criada em 1972, a canção ficou ainda mais famosa com o dueto entre Tom e Elis Regina.

7. Desafinado

Criada por Tom Jobim e Newton Mendonça em 1958, essa canção cheia de amor foi lançada por João Gilberto e foi batizada como uma forma de crítica, já que na época os cantores escutavam que “quem canta bossa nova não canta bem”.

8. Insensatez

Uma das canções mais famosas de Tom, Insensatez ficou ainda mais conhecida por ter sido regravada por vários nomes da música, como João Gilberto, Nara Leão, Elis Regina e Fernanda Takai.

9. Copacabana

O bairro de Copacabana serviu de inspiração para Tom diversas vezes. Nessa canção, ele decidiu homenagear as praias, o céu e o mar do Rio de Janeiro!

10. Pela luz dos olhos teus

Essa música apaixonante de Tom Jobim embalou o romance de vários casais! E ficou ainda mais conhecida por ter virado tema da novela “Mulheres Apaixonadas”, um grande sucesso de 2003.

LEIA TAMBÉM 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.