Morre Muhammad Ali, lenda mundial do boxe

Ex-boxeador 3 vezes campeão mundial, Muhammad Ali faleceu aos 74 anos, após uma longa batalha contra o Mal de Parkinson desde aos anos 80.

- Foto: Divulgação

muhammad-aliqmuhammad-ali

Faleceu nessa sexta-feira, (03/06), Muhammad Ali, considerado um dos maiores boxeadores de todos os tempos. O ex-pugilista tinha 74 anos e lutava desde os anos 1980 contra o Mal de Parkinson.

Muhammad Ali foi 3 vezes campeão mundial de boxe. O enterro será em sua cidade natal, Louisville (Estados Unidos), mas a família não deu muitos detalhes sobre como será a cerimônia.

A trajetória de Muhammad Ali

Cassius Marcellus Clay Jr. mudou seu nome para Muhammad Ali depois de se converter ao islamismo. Foi campeão olímpico em 1960, nos Jogos de Roma e campeão dos pesos pesados em 1964, em cima de Sonny Liston.

Liston pediu uma revanche contra Ali e acabou evando um nocaute. A cena rendeu a famosa foto com Ali em pé ao lado do rival caído.

muhammad-ali-2

Em 1967, Ali foi banido por 3 anos do boxe, sentenciado a 5 anos de prisão e a pagar uma multa de 10 mil dólares. Isso porque se recusou a servir o exército norte-americano na Guerra do Vietnã. Voltou aos ringues em 1970, em uma luta contra Jerry Quarry, que também terminou com um nocaute de Ali.

Em 1971, Muhammad Ali e Joe Frazier fizeram a chamada “Luta do Século”. Ali perdeu depois de 15 rounds, sendo essa a sua primeira derrota como profissional. A revanche aconteceu em 1974, e dessa vez Ali venceu após 12 rounds.

Ainda em 1974, o atleta recuperou o cinturão de peso pesado em uma luta contra George Foreman.

Luta contra o racismo

Apesar da fama, Muhammad Ali não deixou de ser vítima do racismo. Não foram raras as vezes em que o boxeador relatou ter passado por casos de preconceito por ser negro.

Em um dos casos mais famosos contados por ele, um restaurante negou atende-lo mesmo com ele se mostrando um campeão olímpico.

Famosos lamentam a morte de Muhammad Ali

A notícia da morte de Muhammad Ali gerou comoção entre muitos famosos, que lamentaram a perda do ex-boxeador.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton escreveu: “Hillary e eu estamos tristes com a partida de Muhammad Ali. Desde o dia em que reivindicou a medalha de ouro olímpica em 1960, os fãs de boxe em todo o mundo sabiam que estavam vendo uma mistura de beleza e graça, velocidade e força que talvez nunca fosse encontrada novamente. Nós assistimos ele crescer desde a impetuosa auto-confiança e sucesso da juventude até a maturidade cheia de religião e convicções políticas que o levaram a tomar duras decisões e ter de viver com as consequências. Ao longo do caminho, nós vimos sua coragem no ringue, inspirando a juventude, compaixão com aqueles em necessidade e força e bom humor ao carregar o fardo de seus próprios desafios de saúde.”

Entre os atletas, as mensagens também foram muitas, como a do lutador brasileiro José Aldo:

 

Aquele que não tem coragem suficiente para aceitar os riscos, não irá conquistar nada na vida.” – Muhammad Ali.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência