Connect with us

O que você está procurando?

Da sofrida Júlia Matos à vilã Odete Roitman, o autor conquistou o Brasil com personagens femininas fortes e surpreendentes
10 mulheres inesquecíveis em sua carreira - Foto: CEDOC/ TV Globo; REPRODUÇÃO/TV GLOBO; Foto: CEDOC/TV Globo

Entretenimento / Famosos

Gilberto Braga: 10 mulheres inesquecíveis em sua carreira

Da sofrida Júlia Matos à vilã Odete Roitman, o autor conquistou o Brasil com personagens femininas fortes e surpreendentes

Gilberto Braga faleceu ontem, aos 75 anos, deixando um legado inestimável para televisão brasileira. Crítico social dos bons e dono de uma linguagem moderna e ferina, o autor de novelas da Rede Globo construiu, ao longo de mais quatro décadas de trabalho, uma carreira de sucesso e prestígio.

Suas tramas se destacaram, sobretudo, pelas personagens femininas marcantes e de pulso firme. Vilãs ou guerreiras, mocinhas românticas ou prostitutas de bom coração, heroínas de época ou empresárias contemporâneas, todas elas pareciam falar diretamente com o público. Despertaram amor e ódio, mas jamais indiferença. Entre tantas mulheres interessantes, selecionamos 10 difíceis de esquecer:

Júlia - Dancin' Days (1978)

style="display: none; top: 4px !important; left: 32px !important;" width="38" height="16">
Foto: CEDOC/TV Globo

 

A ex-presidiária que come o pão que o diabo amassou para reconquistar o amor da filha e consegue dar a volta por cima é, sem dúvida nenhuma, a personagem mais emblemática da obra de Gilberto Braga. Mesmo quem não acompanhou a novela já viu, pelo menos uma vez, a cena em que Júlia Matos (Sônia Braga) arrasa de top e calça vermelha na pista de dança.

Yolanda - Dancin' Days (1978)

style="display: none; top: 4px !important; left: 37px !important;" width="38" height="16">
Fotos: CEDOC/TV Globo

 

Irmã de Júlia Mattos, a socialite vivida por Joana Fomm foi outro destaque da trama. Arrogante e interesseira, sente um amor incondicional por Marisa (Glória Pires), a sobrinha que cria como filha. O embate entre as duas irmãs, na sequência final de Dancin' Days, é uma das cenas antológicas da TV brasileira.

Raquel - Vale Tudo (1988)

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

 

Honesta, trabalhadora, leal aos próprios princípios e valores. Raquel (Regina Duarte) representou a típica mulher brasileira que dá duro para conquistar um lugar ao sol sem pisar na cabeça de ninguém. Até hoje, a personagem é lembrada como um ícone da dignidade.

Maria de Fátima - Vale Tudo (1988)

style="display: none; top: 4px !important; left: 71px !important;" width="37" height="16">
Foto: Acervo/CEDOC

 

Ao contrário da mãe, Raquel, a moça só pensa em garantir uma vida milionária sem precisar fazer o mínimo esforço. Amoral, fria e perversa, Maria de Fátima (Gloria Pires) foi a vilã que o Brasil inteiro amou odiar.

Odete Roitman - Vale Tudo (1988)

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

 

Interpretada por Beatriz Segall, a maior vilã da teledramaturgia nacional dispara horrores em pleno horário nobre sobre as pessoas das classes menos favorecidas. Acabou assassinada e fez com o que o Brasil, país que tanto desprezava, interrompesse suas atividades normais para descobrir quem a matou.

Lurdinha - Anos Dourados (1986)

style="display: none; top: 4px !important; left: 81px !important;" width="50" height="16">
Imagem: Jorge Baumann / Globo

 

A minissérie ambientada no Rio de Janeiro nos anos 1950 contava a história do amor proibido entre Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo). Ela tinha pais rígidos e conservadores, enquanto o rapaz era filho de pais separados - um escândalo para a época. Entre encontros e desencontros, as cenas delicadas de romance entre os dois fisgaram o público.

Heloísa - Anos Rebeldes (1992)

style="display: none; top: 4px !important; left: 32px !important;" width="37" height="16">
Foto: CEDOC/ TV Globo

 

Defendida com garra e paixão por Claudia Abreu, a trajetória de Helô na minissérie que tratou dos anos de chumbo no Brasil ofuscou até o par principal do enredo. Garota rica e mimada, ela dá uma guinada ao se envolver com a luta armada. A morte da personagem, sob uma saraivada de tiros, segue icônica.

Bebel - Paraíso Tropical (2007)

Foto: Globo/João Miguel Júnior

 

Quem tem acompanhado a reprise no Canal Viva certamente já seu conta: embora as gêmeas Paula e Taís (interpretadas por Alessandra Negrini) sejam o fio condutor da trama, quem se destaca para valer na história é a prostituta vivida por Camila Pitanga. Como não amar os bordões "Sou uma mulher de catiguria" e "Que boa ideia esse casamento primaveril em pleno outono"?

Laura - Celebridade (2003)

Foto: Acervo/Globo

 

Com carinha de anjo e mente diabólica, Laura Prudente da Costa (Claudia Abreu) traça um plano maquiavélico para roubar, pouco a pouco, a vida de sucessos e glórias de Maria Clara Diniz (Malu Mader). De quebra, ainda formou uma dupla sexy com Marcos  (Márcio Garcia). Os dois se chamavam de "cachorra" e "michê", lembra?

Maria Clara - Celebridade (2003)

Reprodução/TV Globo

 

A empresária bem-sucedida do meio musical que tem a vida e a carreira arruinadas pela rival foi representada pela beleza de elegância de Malu Mader. Com Claudia Abreu, ela formou a dupla de musas queridas de Gilberto Braga. A sequência em que as duas, amigas na vida real, se engalfinham no chão do banheiro da boate lavou a alma dos telespectadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisement

Saúde

Segundo estudos, uma boa noite de sono emagrece e, por isso, vale apostar em alguns alimentos certos para dormir bem (COM VÍDEO)

Receitas

Conheça opções práticas e saborosas desta delícia com gostinho de Minas Gerais

Comportamento

Beleza

De sexy até o clássico, escolha a melhor opção para o seu estilo!

Beleza

Não deixe suas unhas de fora da brincadeira com essas ideias

Receitas

Aposte em receitas cremosas e deliciosas para comemorar o Halloween

Beleza

As makes para o dia das bruxas já estão bombando nas redes sociais