Os atores Paulinho Vilhena e Cléo Pires protagonizaram uma campanha de incentivo os Jogos Paralímpicos da Rio 2016, que acontecem do dia 7 ao dia 18 de setembro.
Os dois são embaixadores das Paralímpiadas e, de acordo com publicação da Revista Vogue, eles “aceitaram sem pensar duas vezes” posar para a campanha para incentivar a venda de ingressos.
Entenda a polêmica envolvendo Paulinho Vilhena e Cléo Pires
As fotos foram feitas retratando Cléo Pires como Bruna Alexandre, paratleta da modalidade do tênis de mesa e Paulinho Vilhena vivendo Renato Leite, do esporte vôlei sentado.
A campanha vem sendo muito criticada porque, de acordo com internautas, ela não representa o protagonismo que deveria.
Segundo comentários nas redes sociais, os esportistas paralímpicos poderiam ser as estrelas da campanha e o centro da divulgação, ao invés de Paulinho Vilhena e Cléo Pires, já que estes não passam pelas mesmas situações que os deficientes físicos.
Os realizadores da Campanha
A campanha foi idealizada pela agência África – mas foi concebida com o apoio de Paulinho Vilhena e Cléo Pires e do Comitê Paralímpico Brasileiro – a direção de arte é de Clayton Carneiro, as fotos de André Passos e maquiagem e cabelo de Carol Almeida Prada.
Cléo Pires comenta a polêmica
Pelo rede social Snapchat, Cléo Pires comentou a campanha. Ela afirma que os atletas paralímpicos Bruna Alexandre e Renato Leite estão felizes pela repercussão que o ensaio teve, além do que, de acordo com Cléo, seria “hipocrisia” se ela e Paulinho Vilhena representassem atletas deficientes, sem a deficiência.
Confira o desabafo:
Veja as reações da internet sobre o caso
Ñ faria mais sentido se a Vogue usasse atletas paralímpicos na campanha? Po, usar Cleo Pires "amputada"? Forçou demais.
— Daniel Rosar (@danielxrosar) August 24, 2016
@VogueBRoficial e o Comitê Paralímpico erraram feio na campanha das #paraolimpiadas
Péssima ideia @pires_cleo se fingir de amputada.— Luiz Correa (@LuizaoCorrea) August 24, 2016
GENTE QUE MICO ESSA CAMPANHA QUE A CLEO PIRES E O PAULO VILHENA ESTÃO FAZENDO
— Vitinho (@vitinho_379) August 24, 2016
O Brasil tem 46 milhões de pessoas com deficiências…
E a Vogue usou Cleo Pires e Paulo Vilhena na propaganda…
Entenderam?— Edmilson Papo 10 (@edmilsonpapo10) August 24, 2016
Quando será que o paulo vilhena e a cleo pires vão se pronunciar sobre essa campanha vergonhosa?
— Wun Wun de Papete (@_barbrinha) August 24, 2016
Essa campanha da Vogue Brasil foi tão bola fora que não tem como contra- argumentar.
— Chris Vieira (@chrisvier) August 24, 2016
LEIA TAMBÉM
- Os absurdos das campanhas publicitárias contra o feminismo nos anos 20
- #PorTodasElas e outras campanhas incríveis contra o machismo
- Conheça 9 modalidades das Paralimpíadas Rio 2016