Entenda a medalha de bronze de Poliana Okimoto na Maratona Aquática

A nadadora Poliana Okimoto conquistou um bronze inédito na natação, após polêmica envolvendo nadadora francesa. Entenda o caso:

- Fonte: David Goldman/ AP

A nadadora Poliana Okimoto fez história ontem (15) ao receber a primeira medalha olímpica brasileira da natação feminina.

Ela é atleta da maratona aquática e ganhou um bronze inédito depois de uma grande polêmica.

Poliana Okimoto no pódio recebendo medalha de bronze

Fonte: David Goldman/ AP

O quarto lugar e o “quase”

Poliana Okimoto nadava os 10 quilômetros da maratona aquática – que acontecia na praia de Copacabana – e durante as quase duas horas de prova se manteve em terceiro lugar no trajeto, mas nos minutos finais, acabou sendo ultrapassada, ficando em quatro lugar na competição.

A francesa Aurelie Muller e a italiana Rachele Bruni estavam em segundo e em terceiro lugar, mas ambas brigando pela medalha de prata, já que a nadadora dos Países Baixos, Sharon van Rouwendaal, liderava isoladamente a prova. O disputa era tão próxima que era impossível de identificar quem ficaria com o segundo lugar.

No final da prova, Auriele Muller se apoiou em Rachele Bruni para bater na marca de chegada primeiro, o que gerou muita discussão acerca de uma possível punição. Apenas três segundos atrás estava Poliana, que chegou em quarto lugar – com um gostinho de “quase” – mas a nadadora já estava feliz por ter feito sua melhor marca olímpica. O que Poliana não sabia é que neste dia, ela entraria para história do esporte brasileiro.

"

A Confederação Internacional de Maratona Aquática puniu a francesa Auriele com uma desclassificação da prova. A equipe da França entrou com um recurso, mas ele foi rejeitado. Consequentemente, Poliana Okimoto subiu uma classificação da prova, ficando com o terceiro lugar e conquistando o bronze. 

A trajetória de Poliana Okimoto

A nadadora é sargento da Forças Armadas brasileiras e se dedica a natação desde os sete anos de idade. Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Poliana terminou a prova em sétimo lugar.

Na edição dos Jogos Olímpicos de Londres, a maratona aquática aconteceu no lago Serpentine, no Hyde Park, e a temperatura daquele dia na cidade inglesa marcava um grau. Poliana desistiu da prova e abandonou a competição com um quadro de hipotermia.

As Olimpíadas do Rio seriam complicadas, já que tudo acontecia oito anos depois de sua estreia olímpica, mas as condições foram a favor de Poliana, já que o mar de Copacabana estava calmo, do jeito que a brasileira gosta. O resultado foi uma bela medalha de bronze e uma linda volta por cima! 

VEJA TAMBÉM:

Conheça Thiago Braz, ouro no salto com vara nas Olimpíadas Rio 2016!

5 declarações emocionantes dos atletas nessas Olimpíadas

Confira 8 musos das Olimpíadas: medalha de ouro pra todos eles!

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência