Connect with us

O que você está procurando?

O lutador Jon Jones foi pego no doping e suspenso da competição do UFC 200. Conheça atletas que conseguiram superar a suspensão por doping
- Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo

Atletas que foram pegos no doping e deram a volta por cima

O lutador Jon Jones foi pego no doping e suspenso da competição do UFC 200. Conheça atletas que conseguiram superar a suspensão por doping

O lutador Jon Jones foi suspenso por doping do UFC 200, que seria realizado neste sábado (9). O presidente da liga de luta, Dana White, informou que o atleta foi testado com resultado positivos para substâncias ilegais em um exame feito fora das competições no dia 16 de junho.

Jon Jones é suspenso do UFC por doping

Foto: Steve Marcus/Getty Images

Jon já havia sido pego em um teste positivo para cocaína em 2015. Ele ainda pode recorrer do resultado, mas como não há tempo hábil para um novo julgamento até a luta, a competição foi suspensa.

Doping

Foto: iStock

Devido à gravidade do caso que é burlar uma competição, as punições muitas vezes são severas. Segundo a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), “a punição para o atleta pode chegar a quatro anos de suspensão das competições em qualquer tipo de modalidade esportiva e não apenas naquela onde a Dopagem aconteceu, em caso de primeira infração”. Casos de reincidência costumam ser punidos com banimento do esporte.

Doping

Foto: iStock

O doping é visto como o fim da carreira para os atletas. É difícil recuperar a credibilidade após ser pego, afinal é preciso até devolver uma medalha quando o caso é confirmado por atletas vencedores, uma situação humilhante. Entretanto, existe uma lista de atletas que conseguiram superar o doping e voltaram para as competições.

Confira alguns exemplos:

Daiane dos Santos

Daiane emocionou o Brasil com suas apresentações da música “Brasileirinho”. Ela ainda foi a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha de ouro do Campeonato Mundial. Ela ainda tem dois movimentos feitos pela primeira vez por ela. Entretanto, foi pega no doping em 2009. Ela conseguiu voltar para a seleção braisleira em 2011, encerrando sua carreira após as Olimpíadas de Londres.

Giba

Doping

Foto: Carol Caminha/TV Globo

Em 2003, o atleta foi pego no doping por ter usado maconha. Ele já era campeão mundial com a seleção. Sua pena foi branda e ele disponibilizou a imagem para fazer campanhas contra as drogas. Após o ocorrido foi campeão olímpico em 2004.

Jaqueline Carvalho

????❤️???? Tenha força, aguente firme, o melhor ainda está por vir, acredite.

A photo posted by Jaque Carvalho (@jaque1212) on

Jaque foi pega no doping em junho de 2007, pouco tempo antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Após a situação, Jaque voltou para seleção, conquistando o bicampeonato olímpico em 2008 e 2012.

João Derly

10 anos atrás, no dia 10 de setembro, eu conquistava a primeira medalha de ouro do judô brasileiro em mundiais da modalidade. Derrotando o japonês Masato Uchishiba, que era o atual campeão olímpico. Sempre digo que é difícil explicar a emoção sentida no momento, mas lembro de ter sido tomado de um sentimento de extrema alegria por saber que todo o esforço que havia feito para chegar naquele momento tinha valido a pena. Me classificar ao Mundial foi grande desafio, chegar às finais já era um bom resultado, afinal conquistaria uma medalha em um MUNDIAL! Depois, quando me classifiquei para final, lembro de que a delegação brasileira comemorava a prata como um ótimo resultado, já que a luta seria duríssima contra um japonês que era o atual campeão olímpico… E, de fato, seria um resultado muito bom e acima do esperado, mas eu tinha uma confiança tão grande dentro de mim que, naquele dia, só me restava um resultado: vencê-lo e conquistar o título mundial. Já agradeci inúmeras vezes e seguirei sendo grato ao que a Dona Vera, minha mãe, e seu João Derly, meu pai, fizeram para me incentivar a seguir no judô, com conselhos e, mesmo com a origem humilde da nossa família, financiando viagens e competições a partir da venda de galetos, rifas, pizzas e outras inúmeras ações que foram essenciais para conseguir me manter no esporte. Aos meus irmãos, demais familiares e amigos que acreditaram e me apoiaram para o sonho tornar-se realidade. E ao meu sensei, Kiko, que dedicou boa parte de sua vida aos tatames e aos seus atletas, me ensinando tudo que sei sobre o judô e grandes lições de vida e conduta e que colhe, até hoje, os frutos de um trabalho sério e bem feito que faz do judô gaúcho, da SOGIPA, o detentor de quatro dos seis títulos mundiais do nosso país no esporte com os títulos da Mayra Aguiar e do Tiago Camilo. Também agradeço a Deus, por ter me abençoado com saúde e perseverança para chegar no lugar mais alto do pódio, me mostrando que nos momentos mais difíceis, era onde eu deveria aprender as maiores lições, para sair mais forte em busca do meu objetivo. Aproveito para agradecer as inúmeras manifestações de carinho pela data ao longo do dia.

A photo posted by @joaoderly on

O judoca já era um dos grandes nomes do judô brasileiro quando foi pego no doping em 2002. Ele retornou ganhando a medalha de ouro no Pan de 2007 e vencendo dois Campeonatos Mundiais na categoria meio-leve em 2005 e 2007.

Maurren Maggi

Cada vez mais perto…. Gravação do clipe de fim de ano da globo!!! #timedeouro ????❤️????????????????

A photo posted by maurrenmaggi (@maurrenmaggi) on

A acusação de doping de Maurren veio pouco antes do Pan de 2003. Um creme depilatório com substâncias proibidas foi a causa do doping. A atleta pegou uma pena dura de dois anos sem poder competir. Na sua volta ao atletismo, conseguiu ganhar o ouro no Pan do Rio (2007), nas Olimpíadas de Pequim (2008) e no Pan de Guadalajara (2011).

Confira também:

Entenda a morte da onça Juma, exibida durante o revezamento da Tocha Olímpica

Os 13 momentos mais fascinantes -até agora- da passagem da tocha olímpica pelo Brasil

Música tema das Olimpíadas é lançada! Ouça “Alma e Coração”

Palavras que o Museu Olímpico deveria ensinar no lugar de “gostosa”

8 mulheres esportistas que enchem qualquer brasileiro de orgulho

5 músicas da Copa e das Olimpíadas que fizeram história

Advertisement

Famosos

A família aumentou! Os atores Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank adotaram uma garotinha de 2 anos do continente africano. Veja só que fofura!

Famosos

No dia do aniversário de Ringo, relembre a trajetória musical do ex-baterista depois de sua saída do aclamado quarteto britânico, The Beatles

Famosos

A cantora Beyoncé postou um manifesto repudiando o assassinato de negros nos EUA

Famosos

Com o nome Spice Girls GEM, as integrantes Mel B, Geri Halliwell e Emma Bunton prepararam uma surpresa para os fãs da girlband! Confira!

Famosos

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank adotam outra garotinha! A adorável Cecília será apadrinhada pelo casal e continuará vivendo em seu país de origem.

Famosos

Cathriona White e Jim Carrey haviam terminado o namoro há 3 dias

Famosos

Marcelo Adnet e Dani Calabresa confirmam o fim do casamento de 6 anos. Confira outras celebridades que já passaram por traições!

Famosos

Separada do humorista desde março, Andréa alega que recebia ameaças: "Ele sentava no sofá e falava: 'Eu vou acabar com você'", revela