Outubro Rosa: famosas que venceram o câncer de mama

Inspire-se nas histórias de garra e superação dessas mulheres incríveis!

Outubro Rosa: famosas que venceram o câncer de mama
Fotos: Reprodução/Instagram

Outubro Rosa é considerado o mês da prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Essa campanha é extremamente importante, já que a doença é o tipo de câncer que mais atinge a população feminina no Brasil. Muitas das famosas que venceram o câncer de mama, hoje, utilizam sua influência para transmitir mensagens de coragem e determinação para outras mulheres.

Pensando nisso, selecionamos algumas dessas histórias inspiradoras das celebridades, cada uma com seus desafios, que reforçam a necessidade da busca constante por informação – permitindo um diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura. Confira!

Famosas que venceram o câncer de mama

Ana Furtado

Outubro rosa: famosas que venceram o câncer de mama
Foto: Reprodução/Instagram

A apresentadora, atualmente com 46 anos, tornou-se símbolo da luta contra o câncer de mama após usar a sua história de superação para encorajar outras mulheres a enfrentarem a doença. Ana foi diagnosticada em 2018 por meio de um autoexame.

Apesar da situação delicada, ela não se deixou abater, compartilhando mensagens de otimismo e esperança em todos os momentos. Após 8 meses de tratamento, incluindo cirurgia para a remoção do tumor e sessões de quimioterapia, anunciou que estava curada da doença. Uma grande vitória!

Angelina Jolie

Outubro rosa: famosas que venceram o câncer de mama
Foto: Shutterstock

A história da atriz gerou polêmica em 2013, quando optou por realizar a cirurgia de retirada das mamas. Após ouvir dos médicos que tinha 87% de chances de desenvolver o câncer de mama, devido ao seu histórico familiar, Angelina passou por uma dupla mastectomia preventiva.

“Pessoalmente, não me sinto menos mulher. Sinto-me mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade”, declarou em entrevista na época.

Elba Ramalho

Outubro rosa: famosas que venceram o câncer de mama
Foto: Reprodução/Instagram

Em 2010, a cantora havia notado a presença de um pequeno nódulo na mama. Após o diagnóstico da doença em estágio inicial, Elba passou por uma cirurgia para a retirada do tumor e, então, foi encaminhada para a radioterapia. Depois de algumas sessões de tratamento e uma rápida recuperação, aos 59 anos, estava curada do câncer.

“Enquanto há vida, há esperança. Optei pela fé, confiança em Deus e isso me ajudou muito em todos os processos que enfrentei e me ajuda até hoje”, afirmou.

Arlete Salles

Outubro rosa: famosas que venceram o câncer de mama
Foto: Reprodução/Instagram

A atriz não teve uma batalha fácil contra o câncer de mama. Após o diagnóstico, em 2014, Arlete revelou ter tido grande dificuldade para lidar com a notícia. Aos 72 anos, passou pelo processo de tratamento com cirurgia, radioterapia e quimioterapia, o que a levou a sofrer grande perda de cabelo. No final do mesmo ano, já estava curada e de volta aos palcos.

“O estigma da doença é o que mais entristece as mulheres, mas isso fica tão pequeno quando a gente compara com a vida… Quero avisar as companheiras que o cabelo volta mais forte e farto. Eles renasceram mais bonitos”, relatou. Inspiradora!

Patrícia Pillar

Foto: Reprodução/Instagram

Mais uma celebridade que identificou um possível câncer através do autoexame foi Patrícia Pillar, em 2002. Ao notar a presença de um nódulo e de anormalidades no mamilo, a atriz já vivenciava um caso raro de câncer de mama em estágio avançado, a Doença de Paget.

A enfermidade se espalhou para os ossos, levando-a para uma cirurgia e sessões de quimioterapia. Com o tratamento adequado, Patrícia conseguiu vencer o câncer e, até hoje, transmite mensagens alertando sobre a importância de um diagnóstico precoce.

Joana Fomm

Outubro rosa: famosas que venceram o câncer de mama
Foto: Reprodução/Record/Munir Chatack

A atriz é um grande exemplo de recuperação e força. Diagnosticada com câncer de mama em 2007, Joana foi submetida a duas mastectomias seguidas de quimioterapia. Aos 67 anos, na época, depois de curada, ela optou por fazer um outro procedimento para recuperar sua autoestima: a colocação de próteses de silicone.

As histórias inspiradoras das celebridades que venceram o câncer de mama trazem, ainda mais, a importância da realização do autoexame e da mamografia para um diagnóstico precoce.

Os cuidados devem ser mantidos, não apenas ao longo do Outubro Rosa, mas no ano inteiro. Além disso, a positividade e a vontade de viver se mostraram fundamentais na cura dessas guerreiras!

Leia também: