Cléo Pires tem crise de ansiedade; O que fazer nesses casos?

Cléo Pires teve uma crise de ansiedade que a impediu de embarcar no avião. No Brasil, cerca de 12% da população também sofre com isso, entenda o caso:

- Fonte: João Miguel Júnior/ GShow

Cléo Pires, atualmente no ar em Haja Coração e Supermax, teve uma crise de ansiedade e foi impedida de embarcar em um vôo na quarta-feira (26.09), quando estava em Miami e voltava para as gravações da novela.

A crise aconteceu quando a atriz embarcava do avião em direção ao Rio, ainda nos Estados Unidos. Ela foi atendida e medicada.

De volta ao Rj e direto pra externa! ??⚡️??/ Back to Rio and straight to shooting

A photo posted by Cleo Pires. Atriz/Actress (@cleopires_oficial) on

No Brasil, cerca de 12% da população sofre com crises de ansiedade. Entenda mais sobre o assunto:

O que é ansiedade?

Mulheres abaixo de 35 anos são mais propensas a transtornos de ansiedade, diz estudo

Foto: iStock

A ansiedade pode ser considerada um sentimento de quem vive no futuro, ou seja, de quem rege a vida sempre pensando no que ainda vai acontecer. “Esse é um fenômeno de ordem psico-orgânica, que explode sempre que o sujeito sofre antecipadamente diante de uma eventual situação de perigo, estresse ou desconforto que ele supõe que vai enfrentar”, explica o psicólogo Fabrício Maurício.

É doença?

menino ansiedade

FOTO: Shutterstock

A princípio, a ansiedade não deve ser tratada como uma doença. “Existe a boa dose de ansiedade que todos precisam para sair da inércia nos momentos de estabilidade da vida. Nesse caso, é a medida necessária para colocar o sujeito em alerta”, acrescenta o profissional.

Porém, a partir do momento que começa a atrapalhar as tarefas dia a dia, deve ser analisada com mais cautela. Isto é, quando a pessoa deixa de fazer determinadas atividades porque tem uma preocupação obsessiva com algo, é um sinal de que a ansiedade precisa ser tratada. Vale ressaltar que apenas um profissional treinado pode diagnosticar a doença.

Como tratar?

Mulheres abaixo de 35 anos são mais propensas a transtornos de ansiedade, diz estudo

Ao perceber que sofre com crises de ansiedade, o indivíduo pode buscar formas de amenizar os sintomas e, com isso, controlar esse sentimento. “Se o sujeito alcançou um estágio em que sozinho não consegue mais avançar é importante começar o tratamento com terapia”, indica Fabrício.

Entretanto, caso a ansiedade já esteja bastante avançada – impedindo que a pessoa faça coisas simples ao longo do dia, por exemplo – também é possível encontrar ajuda em medicamentos, mas sempre com a instrução de um profissional que possa receitar o melhor remédio para o consumo do paciente.

Mal do século?

celular ansiedade

FOTO: Shuttesrtock

Antigamente, nossos ancestrais demonstravam ansiedade diante de situações corriqueiras, como o ataque de um animal. E o que isso quer dizer? Que as pessoas que manifestavam um certo grau de ansiedade conseguiam sobreviver com maior facilidade. Por exemplo, se tivessem dois homens andando e um deles fosse mais ansioso teria grandes chances de se sobressair sobre o outro, pois o corpo estaria em alerta e pronto para reagir.

Apesar de fazer parte do instinto humano, a ansiedade, com o passar dos anos, tornou-se um problema. Com tantas informações disponíveis – como a descoberta de um novo vírus ou a ligação de alimentos com doenças graves – a chance de desenvolver transtornos de ansiedade crescem, pois as pessoas deixam de viver o presente e se preocupam apenas com o futuro. “A sociedade exige que você tenha ou seja algo e, nessa busca, as pessoas acabam por não perceber o que fazem e como fazem. Assim, a busca incessante e desenfreada fica vazia, gerando sofrimento e ansiedade”, alerta o psicólogo.

LEIA TAMBÉM

Texto: Larissa Tomazini Consultoria: Fabrício Maurício, psicólogo, coach, consultor em gestão e escritor Fonte: Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência