A falta de atenção pode ser causada por um transtorno: saiba mais!

A dificuldade de concentração pode afetar qualquer pessoa. No entanto, deve-se ficar de olho caso ela não consiga manter a atenção de maneira alguma.

mãe, filho, atenção
Foto: Shutterstock

A dificuldade de concentração pode afetar qualquer pessoa. No entanto, deve-se ficar de olho caso ela não consiga manter o foco de maneira alguma em qualquer atividade que esteja fazendo. Isso pode caracterizar um quadro de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), uma condição neurobiológica e de causas genéticas, que aparece na infância e provavelmente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O TDAH – também chamado de Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA) – caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade em níveis consideráveis.

mãe, filho, atenção

Foto: Shutterstock

De acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), 3 a 5% das crianças são diagnosticadas com o distúrbio. A coach executiva Jessica Piovan explica que o TDAH é uma condição que merece cuidados. “Este transtorno deve ser diagnosticado com muita precisão e de forma bem delicada para não se generalizar e banalizar a gravidade desta psicopatologia”. Por isso, ela aponta que “a melhor forma é buscar um diagnóstico conciso através de um bom neurologista e psicólogo”, conclui.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini