Aproveitar a claridade natural pode fazer bem para o bolso e ao planeta!

Aproveitar a claridade natural, além de fazer bem para o seu bolso e ao planeta, traz mais saúde e cria ambientes muito bonitos e iluminados para sua casa!

- Foto: iStock.com/Getty Images

Extremamente necessária para pessoas, plantas e animais, pensar no melhor aproveitamento da claridade natural do dia é um grande diferencial quando se fala em construir uma casa de forma sustentável. Planejar corretamente a entrada de luz pode garantir muito mais do que beleza a um ambiente, também assegura economia de energia elétrica, calor e, principalmente, conforto aos moradores.

Sala com mesa com cadeiras em volta, plantas e flores, todas iluminadas pela claridade natural que entra pela janela

Foto: iStock.com/Getty Images

Luz e as pessoas

Não são apenas as plantas que necessitam de iluminação para viver bem. Em países europeus com invernos extensos, foi detectada uma grande taxa de depressão causada pela falta de claridade natural nos ambientes. “Nosso relógio biológico funciona muito melhor quando em contato constante com as variações da luz natural”, afirma a arquiteta Francine Messias.

Mais luz e menos energia

Um projeto bem feito pode representar uma economia significativa no consumo de energia elétrica, já que, na grande maioria dos dias do ano, só será necessário ligar as luzes à noite. “Combinando o projeto de iluminação e de ventilação natural, o resultado é melhor ainda”, pontua o arquiteto especialista em Design de Iluminação Sérgio Machado.

Na medida

Para se obter um ótimo aproveitamento da claridade natural, um arquiteto especialista no assunto será capaz de definir o tamanho das aberturas, analisar a orientação geométrica da casa e definir o melhor local para instalar as janelas. Pensar na iluminação sem a ajuda de um profissional pode resultar em cômodos superquentes ou muito escuros.

Aproveite ao máximo

Aposte em prateleiras de luz, ou vidros prismáticos, que dividem os raios solares em “microrraios”, distribuindo a luminosidade em todas as direções e, até mesmo, pisos e móveis claros, que refletem o sol.

Acerte no calor!

“Para evitar que a claridade natural traga junto consigo o indesejado calor é preciso posicionar e dimensionar corretamente essas aberturas”, alerta o arquiteto especialista em Design de Iluminação Sérgio Machado.

LEIA TAMBÉM

Texto: Tadeu de Oliveira/Colaborador

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência