Existe algum segredo para conseguir ser mais paciente? Descubra!

Na medida certa, a paciência pode beneficiar a autoestima e servir de motivação para o desenvolvimento pessoal. Mas, existe algum segredo para essa prática?

nuvem-mulher-meditação-paciente
FOTO: Shutterstock Images

Às vezes, ser paciente parece tarefa impossível para quem se considera uma pessoa de “pavio curto”. Mas, para o psicólogo Roberto Garcia, idealizador do Programa Mente em Forma, existe um caminho para se tornar uma pessoa mais tranquila, e o primeiro passo é ter consciência de si mesmo e das suas limitações.

 

“A principal mudança de estado inicia-se de dentro para fora. Práticas como a meditação, bem como reservar momentos para observar-se e buscar fazer as pazes consigo mesmo, possuem elevadas relações com a felicidade e podem contribuir para um estado mais duradouro de mansidão, ressalta o especialista.

 

nuvem-mulher-meditação-paciente

FOTO: Shutterstock Images

 

Muitos se indispõem e “perdem a paciência” por motivos de pouca relevância ou por discordar de alguma situação.

 

“O auto-gerenciamento é o grande segredo e perceber que sua verdade não é a verdade universal, mas pode ser um caminho, evita conflitos e discussões, além de abrir a possibilidade para ouvir o outro sem julgamentos, aponta Leonardo Barros, psicólogo cognitivo-comportamental.

 

Isso não significa que você necessariamente precise mudar de opinião, porém, aumenta sua possibilidade de escutar e avaliar o ponto de vista dos demais.

mulher-sorrindo-paciente

FOTO: Reprodução

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Ana Beatriz Garcia  Edição: Nathália Piccoli