Confira quais são os benefícios dos exercícios físicos na terceira idade!

O corpo precisa de manutenção antes e depois da terceira idade ter chegado. Por isso, confira alguns motivos e dicas para manter o corpo saudável

A foto mostra uma idosa em uma aula de pilates. A prática de atividades físicas como esta traz muitos benefícios na terceira idade
Por Denis Eric - 18/07/2017

Foto: iStock.com/Getty Images

Envelhecer é um processo natural e as estatísticas mostram que a expectativa de vida tem aumentado e isso é graças a maior preocupação das pessoas com a saúde e o bem-estar. Um exemplo claro desses cuidados é o número cada vez maior de inciantes nas academias, afinal os exercícios físicos são uma excelente maneira de preparar o corpo para a tão famosa e temida por muitos, terceira idade.

Como sabemos, com o tempo o organismo começa trabalhar de forma mais lenta e passa a ter predisposição à várias doenças e problemas. Por isso, a união de uma boa alimentação com atividade física regular pode ajudar na prevenção de sérios problemas na terceira idade.

Mas é claro que mesmo nessa fase da vida, é fundamental que o individuo continue praticando a atividade, pois os benefícios de sempre manter o corpo ativo não tem idade. Por isso, existem exercícios ideais para a terceira idade ou mesmo algumas adaptações que podem ser feitas para o idoso. É fato: quanto mais a pessoa  cuida de sua independência, maior autonomia terá.

A foto mostra uma mulher idosa fazendo musculação, um exercício bom na terceira idade

Foto: Shutterstock.com

O envelhecimento ativo é uma escolha individual. Partindo desse principio, a atividade física regular é sempre bem-vinda em qualquer momento da vida, leve ou moderada, aeróbica ou de resistência, visando o ganho de massa muscular, alem de ser uma atividade lúdica. O exercício fortalece a musculatura, trazendo de volta a segurança e confiança ao andar, por exemplo.

Promover uma caminhada no parque com amigos é o antídoto para vários tipos de doenças, principalmente as doenças da alma, por exemplo. Clique nas fotos abaixo e veja quais exercícios são recomendados na terceira idade e seus benefícios:

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral – Edição: Giovane Rocha