Exercícios físicos que são um sucesso para modelar o corpo

Para quem deseja alcançar uma boa forma, mas não é fã de treino em academia, separamos cinco exercícios físicos que ajudam a conquistar um corpo sarado, reduzir as gordurinhas ou simplesmente se exercitar. Confira!

exercícios físicos
Foto: Shutterstock.com

Para quem deseja alcançar uma boa forma, mas não é fã de treino em academia, separamos cinco exercícios físicos para você conquistar um corpo sarado, reduzir as gordurinhas ou simplesmente se exercitar. Confira!

Pilates

Com benefícios que envolvem o corpo e a mente, os exercícios influenciam diretamente no fortalecimento da musculatura, trabalham a flexibilidade e a força, o controle do corpo e do movimento, além de promoverem o alívio e a diminuição do estresse, assim como o equilíbrio mental e emocional. Uma aula garante a perda de aproximadamente 450 calorias.

Crossfit

Os treinos trabalham a resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, flexibilidade, velocidade, coordenação, agilidade e equilíbrio. Por intercalar vários músculos e estimular o organismo a utilizar diferentes fontes de energia, o crossfit possibilita exercícios intensos e com perda de até 1000 calorias por aula. As aulas são diárias e envolvem movimentos como correr, pular, saltar, rolar, abdominais, agachamentos, flexão, entre outros.

Crosscore

O treinamento, que utiliza o próprio peso do corpo como sobrecarga, usando cordas fixadas a pinos reguláveis, ganhou fiéis frequentadoras como a atriz Fernanda Souza, Juliana Paes, Samara Felipo e Sabrina Sato. Os exercícios são intensos e localizados, mas permitem trabalhar a musculatura de todo o corpo e ajudam no ganho de força e de massa magra. “Além de você poder treinar toda sua musculatura, ele trabalha muito o abdômen. E os abdominais nele são ótimos”, conta a atriz Fernanda Souza em seu blog.

Slackline

A modalidade é uma espécie de malhação na corda bamba, em que a pessoa se equilibra em uma fita que varia de 25m a 50m, presa em dois pontos fixos de ancoragem. Grande parte dos músculos do corpo são exigidos na prática, principalmente panturrilhas, coxas, abdômen e ombro. O esporte também ajuda a trabalhar a respiração, o equilíbrio e a concentração. Uma hora de malhação sobre a fita pode exterminar 200 calorias.

Mais exercícios físicos

O circuito funcional, também é uma alternativa para se exercitar. Baseados em movimentos naturais como pular, correr, puxar, agachar e empurrar, os exercícios podem ser feitos ao ar livre ou em estúdio e garantem flexibilidade e condicionamento físico sem monotonia. No circuito funcional são usados cordas, elástico, fita de suspensão, kettlebell (aquela bola de ferro com alça) e cones. Mas o que conta mesmo é o peso do corpo como carga para diminuir ou aumentar a intensidade dos exercícios físicos.

Texto: Larissa Faria/Colaboradora | Consultoria: Bárbara Orsi, educadora física e professora da rede de academias Countors de Jundiaí (SP); Wesley Almeida, personal trainer especializado em treinamento funcional, treinador do portal Foco & Saúde do Rio de Janeiro (RJ); Daniel Tavares, educador físico do Studio de Personal Longlife de Juiz de Fora (MG)

LEIA TAMBÉM: