Exercícios físicos ajudam a fortalecer a saúde

Exercícios para liberar serotinina e manter corpo e mente em ordem!

Mulher, branca, fazendo ginástica, exercícios, fitness
FOTO: Istock.com

Olhar-se no espelho e contentar-se com o que vê é animador, não é mesmo? Os exercícios físicos, Além de darem aquela forcinha para deixar o corpo em dia, também promovem sensação de bem-estar e ajudam na manutenção da saúde. Veja as dicas do preparador físico Vinícius Possebon, criador do Programa Queima de 48 Horas.

Mulher, branca, fazendo ginástica, exercícios, fitness

FOTO: Istock.com

Hormônios  da felicidade

Ao fazer exercícios, as pessoas promovem no corpo a liberação de hormônios importantes para a sensação de bem-estar, e que são chamados “hormônios da felicidade”. “Ao fazermos atividades físicas, o corpo promove estímulos para que as glândulas endócrinas produzam mais hormônios, como a ocitocina, serotonina e adrenalina, que em conjunto promovem a sensação de felicidade, bem-estar e tranquilidade”, explica.

Saúde

Mais do que melhorias estéticas, as atividades físicas promovem muito mais saúde, o que é primordial para a autoestima. “Quanto mais uma pessoa adoece, menos ela se sente bem em relação a si mesma”, destaca o preparador físico. Atividades físicas promovem a redução da pressão arterial e do risco de desenvolver diversos tipos de câncer, conforme explica o especialista. “A prática rotineira de exercícios também melhora a aparência da pele, fortalece o tecido muscular e as articulações, evitando problemas ósseos que chegam com a idade, e ainda ajudam na qualidade do sono”, elenca.

VEJA TAMBÉM:

Conheça exercícios para fortalecer o joelho e evitar lesões
Os melhores exercícios físicos para cada necessidade
Exercícios para fazer durante a gravidez

De bem com o espelho

“Pessoas que saíram da depressão, mudaram de vida e encontraram uma nova forma de ser feliz precisaram apenas se sentir bonitas”, explica o especialista, que recorda como tudo o que as pessoas desejam é tornar externa a beleza que possuem dentro de si mesmas e o exercício físico é um grande aliado nessa conquista.