3 exercícios para prevenir ou controlar o diabetes

Conheça três exercícios físicos que garantem bem-estar e qualidade de vida para quem tem diabetes: fortalecimento muscular, caminhada e hidroginástica.

mulher alongando sentada antes de praticar exercícios físicos - aplicativos fitness
Foto: iStock e Getty Images

Quilos a menos, bem-estar, diminuição do colesterol e controle da glicemia são alguns dos muitos benefícios proporcionados pela prática regular de atividades físicas. “Os exercícios físicos auxiliam no controle da glicemia por meio da melhora do consumo de glicose pelos tecidos periféricos, ou seja, os músculos acabam tendo uma menor resistência à ação da insulina”, destaca o especialista em medicina esportiva, Cássio Trevizani. A seguir, confira 3 modalidades que garantem bem-estar e qualidade de vida para quem tem diabetes!

 

mulher alongando sentada exercícios

Foto: iStock.com/Getty Images

 

1. Hidroginástica

Ela costuma ser vista pelas pessoas como uma atividade leve, própria para pessoas idosas e gestantes. Mas engana-se quem pensa que os benefícios da aula são inferiores aos demais exercícios aeróbicos e de musculação: além de queimar muitas calorias, a hidroginástica melhora a resistência cardiorrespiratória, a força muscular e a flexibilidade. Quer mais motivos para apostar nessa modalidade? Ao se movimentar dentro da água, a ação do hormônio insulina é facilitada, ou seja, a captação da glicose fica mais eficaz.

2. Caminhada

Uma das formas mais democráticas de se exercitar é através da caminhada. Não há desculpas para não praticar essa modalidade, já que, além de ser de graça, é possível caminhar no lugar que mais lhe agradar e com a companhia desejada. Quem é diabético pode colher os frutos de dessa atividade, uma vez que a caminhada feita de forma disciplinada reúne três características fundamentais no combate à doença: é um exercício físico regular, contínuo e moderado.

 

pe tênis caminhada exercícios

Foto: iStock.com/Getty Images

3. Fortalecimento muscular

Para os diabéticos, a prática de exercícios físicos não somente proporciona uma sensação de bem-estar, mas beneficia vários aspectos da saúde. Como uma rotina de exercícios físicos não apresenta mudanças somente na saúde, mas também no corpo, ter um objetivo definido é fundamental para realizar as atividades corretas. “De maneira geral, para perder peso os exercícios mais indicados são os aeróbicos de média ou longa duração, como caminhada, corrida ou natação, já que proporcionam gasto calórico significativo. Já para o aumento da massa muscular, exercícios resistidos, como é o caso da musculação, são excelentes alternativas”, explica a nutricionista Ana Paula Oliveira.

 

Consultoria Ana Paula Oliveira, nutricionista; Cássio Trevizani, especialista em medicina esportiva

 

LEIA TAMBÉM: