Exercícios contra hipertensão: saiba como a prática de esportes pode favorecer a saúde do coração

Aliar a alimentação às práticas físicas é a melhor maneira de evitar que os problemas de saúde apareçam, incluindo as doenças do coração. Conheça cinco exercícios contra hipertensão e proteja seu organismo!

Conheça e pratique exercícios contra hipertensão e proteja-se!
FOTO: Shutterstock.com

Uma alimentação balanceada sempre foi sinônimo de mais saúde. No entanto, quando as atividades físicas são inseridas na rotina, os benefícios são multiplicados, podendo, inclusive, ajudar no controle da pressão arterial. “Durante os exercícios, o corpo libera uma substância chamada endorfina, um agente neurotransmissor que reduz o estresse e a ansiedade, e provoca sensação de bem-estar. As atividades físicas ainda melhoram a saúde cardiovascular, o que aumenta a irrigação sanguínea do cérebro, reduzindo as chances de acontecer algum acidente vascular cerebral (AVC)”, destaca o personal trainer Xande Negão. Se você ainda não pratica atividades físicas, está na hora de começar. A seguir, conheça alguns exercícios contra hipertensão e saiba por que é importante sair do sedentarismo!

Escolha certa

Apesar de os exercícios físicos serem recomendados para quem sofre de hipertensão, alguns cuidados são necessários. “As modalidades que protegem o coração, por exemplo, são os exercícios aeróbicos (andar, correr, nadar, dançar, etc.) que envolvem grandes grupos musculares, realizados de forma cíclica, leve e moderada, com duração prolongada”, esclarece a educadora física Cláudia Forjaz. Para quem já é hipertenso, geralmente são indicados exercícios aeróbicos leves, como caminhada, bicicleta e natação. Porém, tanto para pessoas saudáveis quanto para quem tem pressão alta, é indispensável uma avaliação física com um médico e um profissional de educação física antes de iniciar qualquer atividade. Principalmente para quem apresenta fatores de risco para doenças cardiovasculares, o comportamento do coração deve ser avaliado durante a prática do exercício, com exames como teste ergométrico e eletrocardiograma.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Cláudia Forjaz e Wesley Almeida, educadores físicos; Maurício Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte; Xande Negão, personal trainer

 

LEIA TAMBÉM: