Exercício físico: 11 motivos para você apostar na caminhada!

A caminhada é um exercício físico que não tem contraindicação e só faz bem para a saúde e boa forma. Confira outros motivos para apostar na modalidade!

mulher fazendo caminhada na praia
Foto: Thinkstock/Getty Images

A caminhada é considerado pelos especialistas como o exercício mais acessível, uma vez que não possui restrição de idade ou condicionamento físico e nem local ou equipamentos apropriados. Não exige muito esforço, pode ser relaxante e é ideal para quem tem pouco tempo ou não quer gastar com academia. Em casa é possível investir em uma esteira e ainda aliar mais praticidade. Quer mais incentivos para dar o primeiro passo? Listamos abaixo.

mulher fazendo caminhada na praia

Foto: Thinkstock.com/Getty Images

 1 – Caminhada emagrece mesmo!

“Apenas o estímulo da caminhada em praticantes sedentários, no início, tem os seus benefícios, pois o corpo estava acostumado a gastar uma certa quantidade de calorias e, quando aumenta esse gasto diário, o processo de perda de peso surge”, aponta o educador físico Alberto Zeolla Vieira. Com apenas 30 minutos por dia você potencializa a dieta, já que o gasto calórico é de 300 a 500 calorias por hora.

2 – Regula o intestino

A cada passada, um impacto é gerado no corpo. Internamente, isso favorece o deslocamento interno do intestino no sentido da gravidade e melhora a motilidade, que seria a parte mecânica da movimentação dos nutrientes por todo o trato digestivo.

3 – Promove o bem-estar

Segundo a educadora física Adriane Lafemina, caminhar ajuda a reduzir a ansiedade, combate a depressão e diminui o estresse, pois libera endorfina no organismo, que influencia no aumento da disposição e da sensação de bem-estar, o que colabora, ainda, com a autoestima da praticante.

4 – Protege o coração

Por ser uma atividade aeróbica, diminui as taxas do colesterol ruim (LDL), melhora o sistema cardiovascular e previne doenças cardíacas. Durante a prática, a corrente sanguínea se eleva e ativa o fluxo de sangue, tanto nas artérias quanto nas veias. Isso faz com que as gorduras boas protejam o coração.

5 – Combate o inchaço

Pois contribui para a boa circulação do sangue, fazendo com que o risco de retenção hídrica seja menor. Aliada a uma alimentação saudável, você manda o inchaço para longe!

6 – Fortalece o sistema imunológico

“A prática proporciona uma melhora da imunidade, reduzindo o risco de infecções de vias aéreas superiores e outras”, explica a biomédica Leda Guimarães.

7 – Controla o diabetes

Indispensável para portadores da doença, pois, durante a prática, a insulina é produzida em maior quantidade, graças à estimulação do fígado e do pâncreas. Quanto mais insulina no sangue, maior é a capacidade de as células absorverem glicose.

8 – Fortalece os ossos

Segundo o personal trainer Marcos Paulo Rosmaninho, a caminhada ajuda a fortalecer a massa muscular que, por sua vez, retarda a perda de massa óssea, que acontece de 10% a 15% dos 25 aos 60 anos.

9 – Previne o câncer de mama

Fazer caminhada regularmente diminui a incidência de tumores malignos nas mamas em 15%, segundo os dados da pesquisa “O Valor do Saber – Oncologia”, realizada pela GE Healthcare, em dez países.

10 – Aumenta a criatividade

Um estudo realizado nos Estados Unidos afirmou que o exercício pode, sim, ter ligação com a criatividade. A pesquisa, que envolveu 176 pessoas, mostrou que eles tinham ideias melhores quando estavam caminhando do que paradas em uma cadeira.

11 – Melhora o sono

“Caminhar faz com que o nosso corpo aumente a produção de substâncias como a adrenalina, que nos deixa mais dispostos durante as horas depois do exercício, e a serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa o corpo”, afirma Adriane Lafemina. Além disso, como gastamos mais energia, ao chegar no final do dia, o organismo desacelera mais rápido.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Adriane Lafemina, educadora física e sócia-proprietária da PERSONAL WORK – Assessoria em Welness & Fitness; Alberto Zeolla Vieira, educador físico de São Paulo; Leda
Guimarães, biomédica e coordenadora de Mecanoterapia no Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas; Marcos Paulo Rosmaninho, personal trainer de São Paulo
LEIA TAMBÉM