Exagerou na ceia? Nutricionista dá dicas para acertar na alimentação

A nutricionista Patricia Cruz deu dicas de como fugir do exagero na ceia com preparação e escolha dos pratos e bebidas certas. Veja a entrevista!

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Fotos: Divulgação

Conhecemos e passamos pelo mesmo dilema: depois de dias maneirando na alimentação, as ceias de Natal e Ano-Novo parecem acabar com toda nossa força de vontade em perder alguns quilinhos extras. Além disso, a saúde também pode ficar comprometida, já que são tipos diferentes de pratos e bebidas consumidos em uma noite ou poucos dias.

A nutricionista Patrícia Cruz deu dicas de ouro para você passar pelas ceias de fim de ano numa boa e não sofrer depois com o exagero. Veja!

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1. Numa ceia farta, quais são as melhores escolhas sem ter que passar vontade de comer os pratos típicos?

Patrícia explica que tudo começa com as escolhas certas e que aquela regra de “tudo um pouco ”, não vale nesse momento.Dê uma olhada nas preparações e escolha. Porém siga algumas regras, como, por exemplo, manter somente um tipo de proteína no prato (pernil, chester, peru, carne assada, peixe). Não misture carboidratos, escolha entre arroz com passas, farofa, risoto, massas.”

 

2. Alguma bebida típica dessa época do ano prejudica menos?

A nutricionista explica que em um plano alimentar as bebidas não são indicadas, mas dá uma dica. A bebida alcoólica que terá um impacto menor será o vinho, espumante, champagne. Evite as bebida destiladas como whisky, vodca, conhaque, são mais calóricas, com teor maior de álcool.”

 

3. Qual o impacto da bebida alcoólica e da ingestão de comidas mais pesadas no organismo?

“Se consumida com moderação e pouco frequente, não haverá impactos negativos no organismo. Porém, se o exagero existir, haverá a intoxicação pelo álcool, como vômito, perda da consciência e hipoglicemia. Em relação a alimentação, a pessoa pode apresentar diarreia, azia, queimação, má digestão. Pois as preparações das ceias são ricas em gordura, sal, açúcar.” Fique de olho para não estragar a sua festa, ok?

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Foto: Divulgação

4. Se a pessoa exagerou apenas na ceia e no dia seguinte já quer desintoxicar, qual o jeito certo de fazer isso?

Foco total: opte por pratos mais leves desde o café da manhã optando por um suco de frutas ou uma salada de frutas somente e no almoço e jantar consumo salada de folhas com peixe grelhado.  Evite carne vermelha, molhos, frituras, empanados, doces, refrigerantes, cafés.”

5. Se a pessoa estendeu a festa para os próximos dias e passou, pelo menos, o final de semana exagerando e quer iniciar o ano com um detox. Qual o jeito certo de fazer isso?

“A forma mais correta de fazer isso é iniciar um hábito alimentar mais saudável. Sem restrições severas. Organizar horários, evitar alimentos industrializados, optar por cereais matinais no café da manhã, nos lanches intermediários escolher frutas secas ou oleaginosas e no almoço e jantar ficar somente com saladas, verduras, legumes, arroz integral frango ou peixe preparados com pouca gordura. E de sobremesa escolher sempre frutas. Evitar o consumo de bebida alcoólica, doces nesse período”, aconselhou a nutri.

 

6. Existem alguns ingredientes típicos dessa época que podem ajudar no emagrecimento? Quais? Qual o jeito certo de consumi-los?

“As frutas secas (damasco seco, uva passa, ameixa seca) são bem-vindas em um plano de emagrecimento. Já que reduzem o desejo de doce”, mas a dica vale pela facilidade de encontrá-las, só que o excesso pode por tudo a perder, então maneire!

 

7. Tem alguma dica ou orientação especial?

“Encare o final de ano como mais uma comemoração. Mantenha o foco no cuidado com sua dieta e saúde. As escolhas saudáveis começam no preparo da ceia. Procure fazer trocas menos calóricas nas preparações como maionese tradicional por maionese light ou até mesmo iogurte natural desnatado. Use menos óleo ou sal no preparo. Deixe as receitas mais magras”, orientou.

 

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Consultoria: Patricia Cruz, nutricionista (Facebook, acesse)

Texto e entrevista: Loyce Policastro – Design: Isadora de Andrade

Colaboração: Assessoria VecCom