A evolução dos videogames: uma linha do tempo da história do brinquedo

Uma linha do tempo incrível para você conhecer a evolução do mundo dos games, desde seu início, em 1958, até os tempos atuais!

Estudantes do MIT criam o SpaceWar
Reprodução Internet

Você já parou para pensar que nem sempre os games foram essa maravilha que são hoje? É isso mesmo! Na época dos seus pais – hummm, talvez, avós… – só existiam jogos de tabuleiro e olhe lá! Nesta matéria você fica sabendo como foi o início dos tempos e toda a história do mundo dos games!

1958 – Game de laboratório

Para manter os visitantes do laboratório Broockhaven entretidos, o físico William Higinbotham cria o Tennis for two em um osciloscópio. Gênioooo!

1961 – Ajuda dos universitários

Estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolvem o Spacewar!. No jogo, duas naves trocam tiros e tentam desviar de um grande buraco negro.

Estudantes do MIT criam o SpaceWar

Reprodução Internet

1970 – Mais SpaceWar!

O engenheiro Nolan Bushnell, com ajuda de Ted Dabney, cria o Computer Space, que funciona conectado à TV e foi desenvolvido especialmente para jogar Spacewar!.

1971 – Pong

Pong, chamado de Telejogo no Brasil

Reprodução Internet

É um ano de grandes conquistas! O primeiro jogo operado com moeda é instalado na Universidade de Stanford. Ah, se lembra do Nolan Bushnell? Ele dá as caras novamente e cria o famoso Atari e um jogo de nome Pong, que faz sucesso estrondoso, mas chega ao Brasil somente em 1977, com o nome de Telejogo. Retrô!

1972 – Na TV

Chega ao mercado o Magnavox Odyssey, o primeiro videogame para ser jogado em televisor. O aparelho era analógico, movido à bateria e não tinha som.

Magnavox Odyssey, o primeiro videogame que utiliza a TV

Reprodução internet

1976 – Cartuchos

É lançado o primeiro videogame que funciona com cartuchos. O nome denuncia a modernidade: Fairchild Channel F.

Fairchild Channel F., o primeiro videogames com cartucho da história

Reprodução Internet

1977 – Atari

O mundo conhece o Atari VCS2600 e em pouco tempo ele se torna o console mais popular da época. Em 1979, é lançado o jogo Asteroids, que revoluciona o mundo dos games ao trazer um sistema de registro das melhores pontuações feito com as iniciais dos jogadores.

Atari, o console mais popular dos anos 80

Reprodução Internet

 

1980 – Nasce o Pac Man

 

1984 – No computador

Os jogos para computadores superam os de videogames. Os líderes de sucesso são o Commodore 64 e o ZX Spectrum

1985 – Olá, Nintendo!

A japonesa Nintendo aposta suas fichas no mercado norte-americano e lança o game Donkey Kong, depois rebatizado com o nome Mário, por ser parecido com Mário Segali, dono do galpão usado pela empresa em Seattle.

Donkey Kong, o primeiro personagem da Nintendo

Reprodução Internet

1986 – Master System

A Sega entra na briga e passa a dividir mercado com a Nintendo. Para você, qual é melhor: Nintendo ou Sega?

1989 – Game Boy vem ao mundo

Game Boy

Reprodução Internet

 

1990 – Mario X Sonic

A Nintendo lança o SuperMario 3, que se torna o jogo mais vendido da história. Para competir com ele, a Sega apresenta o Sonic. Com essas duas feras, os consoles domésticos superam os fliperamas.

1994 – Era Playstation e game no celular

O famoso Playstation é lançado no Japão pela Sony. O console chega aos Estados Unidos no ano seguinte e conquista o coração dos americanos por conta da quantidade de games. Enquanto isso, o primeiro jogo para celulares chega ao mercado, o Tetris. Com sons polifônicos e gráfico monocromáticos, era bem parecido com os jogos de minigame.

1997 -Jogo da Cobrinha

Em 1997, a Nokia lança um clássico dos games para celular, o Snake, mais conhecido como Jogo da Cobrinha. Gamers de todo o mundo se dedicaram por muitas e muitas horas a fazer a cobra crescer sem bater nela mesma.

Snake, o joguinho da Nokia que foi febre no fim dos anos 90

Reprodução Internet

2000 – Eu quero meu Playstation

É lançado o Playstation 2 no Japão. O sucesso é tanto que gamers fazem fila em frente às lojas para garantir um.

Playstation 2 é lançado para a loucura dos gamers

Reprodução internet

2003 – Bichinho virtual e perfil personalizado

Foi em 2003 que os jogos para celular deslancharam. Neste ano, a Namco lança um game de luta em que o usuário podem personalizar o perfil tirando uma foto com a câmera do celular. Uma superinovação para a época! É neste ano também que a Panasonic colocou no mercado os famosos bichinhos virtuais. De lá para cá o mercado só cresceu!

2005 e 2006 – X-box e mais Play!

X-box 360 é lançado. Junto do Playstation3, ele revoluciona o mercado com gráficos de alta definição e acesso à internet, oferecendo ao jogador experiências surreais. Em 2006, a Nintendo lança também o Wii, que promove a interação entre o game e os jogadores.

Até os dias de hoje

De quando surgiu o primeiro videogame até os dias atuais, a evolução foi tanta que é quase impossível imaginar o que está por vir. Hoje, é possível jogar em diferentes plataformas, como videogames, computadores, celulares, tablets, etc. E você, imagina qual será a próxima superevolução?