Evangelistas: conheça a história de São Marcos e São João

Conheça mais sobre a história de São Marcos e São João, dois dos quatro evangelistas da Bíblia Sagrada!

Evangelistas: conheça a história de São Marcos e São João
Por Natalia Dario - 19/06/2019

ILUSTRAÇÕES: Eugênio Tonon e Ricardo Avancini

Os evangelistas da Bíblia Sagrada – Mateus, Marcos, Lucas e João – têm grande importância para a trajetória do Cristianismo no mundo. Tanto as pregações orais quanto os escritos deixados por seus livros do Evangelho foram de enorme relevância. Conheça mais sobre a história de dois dos quatro evangelistas, São Marcos e São João, e receba graças em sua vida!

 

Evangelistas: conheça a história de São Marcos e São João

Ilustração: Eugênio Tonon

 

São Marcos

Foi quem escreveu o segundo livro do Evangelho. Apresentava origem judaica, mas vinha de uma família que seguia fervorosamente o Cristianismo. Os relatos mostram, inclusive, que tanto os apóstolos quanto Jesus e Maria eram muito bem recebidos em sua casa. De acordo com o Novo Testamento, a Santa Ceia pode ter acontecido na casa da mãe de São Marcos, assim como o dia de Pentecostes. Juntamente com São Paulo e São Barnabé, esse evangelista realizou viagens apostólicas até onde o que hoje é a região da Turquia, retornando depois para Jerusalém.

Existem também apontamentos de que Marcos tenha sido o primeiro bispo de Alexandria (Egito) e que tenha morrido com o grande respeito de alguém que sofreu muito, o que foi preciso para sustentar sua fé em Cristo. Os pertences de São Marcos foram levados para Veneza, na Itália, onde foi construída uma grande e bela catedral com o seu nome.

 

Evangelistas: conheça a história de São Marcos e São João

ILUSTRAÇÃO: Ricardo Avancini

São João

Pescador assim como seu pai, Zebedeu, João era também irmão do apóstolo Tiago. Apesar de ser ainda muito jovem durante a vida de Jesus, foi um dos poucos que tiveram o privilégio de viver mais próximos a Ele, presenciando alguns dos episódios mais especiais da vida do Mestre. João foi quem escreveu o quarto dos livros do Evangelho, além de cartas aos cristãos e também o Livro do Apocalipse.

Seus escritos são considerados diferentes em relação aos outros três evangelistas, já que João enfoca o lado espiritual da vida de Jesus. Foi o único a ir com Cristo em sua trajetória até a crucificação, acompanhando todo o sofrimento da mãe do filho do Criador, Maria. A partir de então, ficou com a missão de protegê-la e ampará-la durante a sua vida. Era um discípulo muito amado por Jesus e bastante dedicado em suas missões.

 

Edição: Natália Dário / Design: Aline Barudi

 

LEIA TAMBÉM: