Ciúme nas redes sociais: estudos analisam como homens e mulheres lidam com o problema

Duas pesquisas internacionais indicam que homens e mulheres agem de modo diferente quando o assunto é redes sociais e ciúme

foto de destaque da matéria sobre redes sociais e ciúme, com mulher tentando ver o celular do homem, que está deitado em seu colo, e homem tampando a tela
Foto: Shutterstock

Você já se pegou bisbilhotando o celular do seu parceiro? Ou flagrou ele de olho no seu? Já deu aquela olhadinha de canto de olho para tentar ver com quem está do outro lado da conversa? São atitudes como essas, presentes no dia a dia de muitas pessoas, que levaram pesquisadores de duas universidades e analisar uma relação de amor e ódio: as redes sociais e ciúme.

Um estudo feito pela Universidade de Roanoke, na Virgínia (EUA), mostrou que há uma diferença em como homens e mulheres interpretam os sinais em uma conversa de mensagem de texto. A pesquisa, que usou especificamente o Facebook como plataforma de análise, observou que as relações on-line incomodam, principalmente, as mulheres e que os emoticons despertam mais ciúme em homens.

Foto: Shutterstock

No caso específico do celular, as mensagens também são compreendidas de formas bem diferentes. Um outro estudo realizado pela Universidade Metropolitana de Cardiff (País de Gales, Reino Unido) reuniu um grupo de estudantes e apresentou algumas mensagens fictícias de caráter sexual e emocional.

Depois de analisar como cada um sustentava o olhar através de seus movimentos oculares, chegaram à conclusão de que as mulheres dão uma atenção maior às mensagens com conteúdo emocional e os homens, ao contrário, são mais atraídos pelo conteúdo sexual.

Por isso, tantos mal-entendidos envolvendo redes sociais e ciúme acontecem entre casais que se preocupam muito com a atividade do parceiro nas redes sociais: cada um interpreta e dá um grau de importância diferente a uma conversa ou postagem.

Então, cuidado com a curiosidade! É sempre melhor conversar do que tentar esconder ou tentar descobrir algo pelas costas de quem você ama.

LEIA TAMBÉM: