Aprenda como usar o estresse a seu favor

Conheça dicas que podem ser extremamente úteis para lidar com o estresse que, inevitavelmente, enfrentamos em nosso dia a dia

Aprenda como usar o estresse a seu favor
FOTO: Shutterstock.com

Conforme explica o médico neurologista Antonio Cesar Galvão, do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, a reação de estresse é algo essencial à vida – ou seja, ele precisa existir para o corpo se posicionar de maneira adequada às emergências do dia a dia. Sendo assim, podemos até considerá-lo como algo benéfico!

Aprenda como usar o estresse a seu favor

FOTO: Shutterstock.com

O estresse como aliado?

Assim, a melhor maneira de lidar com o ele é utilizando-o em benefício próprio. De acordo com um estudo da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, conservar certa tensão – sem exageros – pode deixar você mais feliz e saudável. Então, tente usar qualquer pressão ou nível moderado para:

Ficar mais atento durante reuniões de trabalho ou qualquer atividade em grupo.

Tomar decisões mais rápido, já que sua assertividade para defender interesses fica mais aflorada.

Estimular a memória. Momentos de certa ansiedade fazem com que o cérebro produza novas células e, portanto, aja na maior absorção de conhecimento, ainda que gradativa.

 

Leia também:

Mindfulness: meditação contra estresse e ansiedade

Lavar louça ajuda a reduzir o estresse

Estresse: entenda como ele afeta sua saúde e sua mente

 

Texto: Carolina Firmino – Edição: Victor Santos
Consultoria: Antonio Cesar Galvão, neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.