Connect with us

O que você está procurando?

Zumbido pode estar relacionados à muitas doenças, por isso merece uma atenção especial e até mesmo tratamento médico. Confira mais sobre o tema!
- Foto Shutterstock.com

Zumbido: quando o barulho se torna estressante!

Zumbido pode estar relacionados à muitas doenças, por isso merece uma atenção especial e até mesmo tratamento médico. Confira mais sobre o tema!

Em forma de apito, chiado, cigarra, grilo, abelha, cachoeira, motor, sirene ou panela de pressão. Os sons ouvidos por quem sofre com os chamados zumbidos são infinitos. Mas é fato que, independente do tipo, dia após dia, o problema se torna mais estressante. Tanto que, segundo pesquisa da American Public Health Agency, ele tem o título de terceiro sintoma mais incômodo, perdendo somente para dor e tontura intensas e intratáveis.

 

orelha

Foto Shutterstock.com

 

No Brasil, estima-se que, pelo menos, 28 milhões de pessoas já o tenham vivenciado em alguma circunstância da vida. Percebido nos ouvidos ou na cabeça sem que haja uma fonte sonora ao redor, ele pode estar relacionado a diversas doenças e, por isso, merece atenção especial e um diagnóstico cauteloso feito por profissionais da área de otorrinolaringologia. Entre as principais causas do zumbido estão problemas relacionados ao sistema auditivo, além de alterações metabólicas, hormonais, psicológicas, odontológicas, cardiovasculares ou musculares da região de cabeça e pescoço.

Leia também:

O diagnóstico é feito através de histórico clínico e exames para avaliação auditiva e de sangue. Para o tratamento, é fundamental saber a causa. Por exemplo, se há alterações hormonais, estas devem ser corrigidas. Se há problemas circulatórios, precisamos amenizá-los. Vale ressaltar que determinadas situações podem piorar o sintoma. Na lista estão o estresse, o sedentarismo e as alterações no colesterol, triglicerídeos e glicemia. Para que o tratamento seja adequado estes agravantes devem ser corrigidos.

Advertisement

Estilo de vida

Saiba o que são os suplementos alimentares, que tanto tem ganhado espaço na vida das pessoas. O que são? Para o que servem? Descubra!

Estilo de vida

Alguns problemas tendem aparecer durante a gravidez, causando mal estar e deixando essa fase da vida da mulher difícil. Para aliviar, confira algumas dicas!

Estilo de vida

Entenda melhor as dores causadas pela artrose e saiba como amenizar o problema!

Estilo de vida

Vai cozinhar e está em dúvida de qual tempero usar para deixar seu prato mais saboroso? Esqueça o sal e descubra qual é o tempero certo para cada preparo

Estilo de vida

A autoestima tem efeitos positivos nas áreas emocionais e físicas da vida. Quando estamos com a autoestima em dia, tudo vai bem! Duvida? Veja só!

Estilo de vida

Quem não gostaria de ser eternamente jovem? Essa fórmula ainda não existe, mas com algumas mudanças no cotidiano, é possível fazer as pazes com o espelho.

Estilo de vida

Automedicação parece algo normal e simples, porém existem alguns perigos. Confira quais as consequências dessa atitude para a sua saúde!

Estilo de vida

As vitaminas têm papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Saiba quais são as vitaminas que não podem ficar fora do prato do seu filho!