Sabia que o zika vírus pode causar alguns problemas no coração?

A dengue e a chikungunya trazem muitas consequências para o coração e isso é comprovado. Agora, alguns estudos tem investigado o zika vírus.

None
Foto: Istock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/04/2017 às 09:08
Atualizado às 13:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pesquisa americana afirma que a infecção por zika pode causar problemas no coração. Nove pacientes com zika foram acompanhados – e sem histórico de problemas no coração – atendidos em um hospital de Caracas, na Venezuela. Oito deles apresentaram uma perigosa arritmia e em dois terços foram registrados sintomas de insuficiência cardíaca. A pesquisa recomenda que quem tiver suspeita de zika fique atento aos sintomas relacionados às doenças cardiovasculares. “A pessoa com sintomas de zika que também apresentar sintomas como fadiga, falta de fôlego e palpitações no coração deve ver um médico imediatamente”, disse a cardiologista Karina Gonzalez Carta.

mosquito ades

Mosquito transmissor da dengue,  chikungunya e zica  Foto: Istock.com/getty images

O resultado não surpreendeu porque doenças como dengue e chikungunya também afetam 0 coração. Porém a severidade dos problemas cardíacos e a rápida progressão das arritmias entre os pacientes não eram esperadas. Nove pacientes do Instituto de Medicina Tropical de Caracas, na Venezuela, foram acompanhadas pelos cientistas. Elas relataram os sintomas de zika uma semana antes e em seguida relataram sintomas de problemas cardíacos, por exemplo: palpitações, perda do fôlego e fadiga. Apenas um dos nove pacientes já havia apresentado um problema cardiovascular no passado – uma alta pressão sanguínea já totalmente controlada.

ilustração de um coração

A pessoa com sintomas de zika também apresenta sintomas como fadiga e palpitações no coração Foto: Istock.com/getty images

Depois de preencherem um formulário registrando todos os sintomas, os pacientes foram submetidos a um eletrocardiograma. Oito deles apresentaram problemas na taxa – ou ritmo – de batimentos cardíacos. De acordo com Karina, os dados revelaram que os sintomas de problemas cardiovasculares apareceram, em média, 10 dias após as primeiras queixas de sintomas de zika . Segundo a pesquisadora, é provável que muito mais casos de sequelas cardíacas relacionadas à infecção pelo vírus sejam diagnosticados no futuro.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.