ESTILO DE VIDA

Yoga para crianças: conheça seus benefícios e posições fáceis

Por meio da prática diária, os pequenos podem conhecer seus limites e melhorar o bem-estar do organismo. Aposte na yoga para crianças e faça junto!

None
Foto: Shutterstock

por Vítor Ferreira
Publicado em 20/04/2020 às 15:29
Atualizado às 15:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Equilíbrio, saúde e facilidade. Esses são os princípios básicos do yoga para crianças. A milenar filosofia traz inúmeros benefícios para a vida de todos que a praticam e é indicada para qualquer pessoa. Mas, quando iniciado na primeira infância, tem resultados muito melhores, pois influenciam e ajudam no desenvolvimento cognitivo e físico dos pequenos.

Poder vivenciar a experiência de reflexão e imersão no eu interior, pode permear a vida de quem pratica por toda a vida, trazendo um direcionamento em relação aos bons caminhos e propósitos que poderão trilhar enquanto seres humanos.

Benefícios da yoga para crianças

Controle das emoções

Uma das premissas para a prática do yoga é o controle das emoções. Por meio da respiração as crianças vão aos poucos aprender a relaxar o corpo e a mente, deixando-as mais tranquilas e harmoniosas para enfrentar os diferentes desafios da vida.

Gentileza

Quem segue os princípios do yoga aprende a não gerar violência. Não ser violento ao falar, ao agir, no pensar e até no momento de praticar as posturas para não se machucar, ou seja, ser gentil e sereno.

Autoestima e confiança

Ao executar as posturas os pequenos desenvolvem foco e força e, com isso, ganham confiança em seus atos. Além disso, descobrem suas capacidades a cada nova postura e naturalmente aumentam a autoestima e a confiança em si mesmos.

Ansiedade e estresse:

O yoga pode ajudar a eliminar o estresse e diminuir os níveis de ansiedade em crianças mais nervosas quando praticado regularmente e inserido em uma rotina saudável. Neste contexto, a filosofia milenar deve ser ensinada como algo além da prática de posturas e sim como uma filosofia de vida, uma nova forma de estimulo para paciência e equilíbrio.

Mudança de comportamentos

Além dos benefícios de comportamento para crianças mais ansiosas e nervosas, o exercício traz outros ensinamentos para os pequenos com comportamentos antissociais. A prática do yoga para crianças pode estimular o convívio consigo mesmo e coletivo, desperta a gentileza e cuidado por tudo ao seu redor, bem como ensinar a ter pensamentos positivos.

Aumento da consciência corporal

Seguindo algumas posições simples, a criança começa a entender seus limites e explorar de forma educativa o corpo. Desta maneira divertida, com diferentes movimentos, eles aumentam a sua consciência e aprendem a respeitar suas características.

Posições fáceis para praticar

Para incentivar a criança há criar o hábito de praticar yoga, basta tornar o exercício mais lúdico. Para isso, fale para ela imitar as poses dos animais, ensinando-a a fazer da forma correta. Peça para que ela permaneça na posição por 3 a 5 respirações profundas.

Leia também: