ESTILO DE VIDA

Qual modalidade do yoga faz a sua cabeça?

A yoga é uma prática que ajuda a trazer relaxamento à mente e melhora o condicionamento físico. Ela pode ser dividida em vários tipos.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/08/2016 às 19:46
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você sabia que existem diferentes modalidades para praticar yoga? Com o tempo e com tanta gente interessada na atividade, a técnica acabou seguindo vários caminhos, resultando em linhas de trabalho distintas. Para saber qual a ideal para o seu dia a dia e estilo, basta bater um papo com os instrutores antes de começar. Alguns estúdios e academias incorporaram o yoga para criar exercícios que também promovam a tonificação dos músculos e queima de calorias. Confira!

A yoga traz benefícios ao corpo e pode ser feita de várias formas

FOTO: Shutterstock Images

Hatha yoga

“É o yoga da disciplina e da determinação física com o objetivo de despertar a Kundaliní-shakti e, como consequência, manifestar no corpo físico a luz da espiritualidade”, diz o fisioterapeuta Ronaldo Vaz de Carvalho. O kundalini é a energia física que se encontra enrolada na base da espinha vertebral, armazenando também a energia espiritual criativa, o shakti. É bastante praticado por iniciantes, para trabalhar equilíbrio e respiração.

SAIBA MAIS:

Pilates na terceira idade traz vantagens à saúde

Lutas ajudam a emagrecer e melhoram a saúde

Natação e hidroginástica ajudam a dormir melhor

Ashtanga yoga

É uma das práticas mais intensas e possui seis séries fixas de posições. A técnica une os exercícios físicos à atividade de relaxamento e, por isso, desenvolve força, flexibilidade e resistência.

Hot yoga

As aulas acontecem em salas aquecidas entre 40 e 42 graus, o que protege os tecidos musculares contra estiramentos e distensões, além de ajudar na desintoxicação do corpo e na melhora da circulação sanguínea. Por ser intenso, ajuda na queima de calorias, colaborando com a manutenção do peso corporal.

A yoga ajuda a emagrecer e fortalece os músculos

FOTO: Shutterstock Images

Raja yoga

Pode ser traduzido como “yoga real”. “É o caminho que conduz à concentração absoluta da mente e desvenda os recantos mais secretos dela. Leva o praticante à aquisição de recursos que o conduzirão à transcendência dos pensamentos, das imagens, dos ritos e das adorações, gerando a integração consigo mesma”, conceitua o fisioterapeuta. É, portanto, uma linha mais espiritual, com foco no desenvolvimento interno.

Texto Marisa Sei/Colaboradora

Consultoria Ronaldo Vaz de Carvalho, fisioterapeuta