Xô, efeito sanfona! Saiba como perder peso e não engordar novamente

Acabe com o efeito sanfona de uma vez por todas! Saiba quais mudanças de hábitos podem contribuir para você perder peso e não engordar novamente!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/09/2016 às 19:14
Atualizado às 12:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A conquista do peso ideal deve ser bastante festejada, afinal, você precisou de muita determinação para mudar aqueles hábitos nocivos que tanto atrapalhavam o seu projeto de emagrecimento. Mas o que muita gente não sabe é que o período que sucede o final de uma dieta também requer uma atenção especial com a alimentação. Isso porque o organismo pode entender o regime como um período de privação, tendendo a estocar gordura para que o corpo volte, novamente, a sua estrutura original. Para não correr o risco de ser mais uma vítima do chamado efeito sanfona, é importante tomar alguns cuidados. Confira!

Mulher segurando fita métrica em volta da cintura

Foto: iStock.com/Getty Images

Nada de amnésia

Algumas boas lições de reeducação alimentar aprendidas enquanto você estava de dieta não devem ser esquecidas. Quando incorporadas definitivamente no seu dia a dia, elas garantem um corpo em forma durante toda a vida e acabam com o risco do efeito sanfona. A principal delas diz respeito à forma como você faz as suas refeições. Comer mais vezes durante o dia, mas em menor quantidade, empurra para escanteio a fome fora de hora e reduz a chance de você comer besteiras, principalmente ao final do dia. O ideal é fazer um lanche leve a cada três horas, investindo nas frutas e sucos, iogurtes light e barras de cereais. Se você trabalha fora o dia todo, drible possíveis deslizes carregando o seu lanchinho na bolsa.

Coma pelas beiradas

Pode ser na festa, no restaurante ou no almoço em família: nunca ataque o prato principal sem antes abrir a refeição com uma bela salada. Essa medida simples a deixará previamente saciada, fazendo com que você não exagere nos pratos mais calóricos, que são os grandes responsáveis pelo tão temido efeito sanfona. Ela também garante ao organismo uma dose extra de fibras, ajudando o corpo a digerir melhor toda comida que será consumida e evitando estoques de gordura.

Trocas espertas

Você sabia que pode economizar 20kcal trocando 1 xícara (50ml) de café com açúcar (26kcal) pela mesma quantidade da bebida com adoçante? O mesmo vale para sucos, chás e vitaminas. Ao trocar o açúcar refinado pelo adoçante, você evita o excesso de calorias sem perceber.

Lei da compensação

Exagerou no final de semana? Nada de desespero! Compense o deslize intensificando o ritmo dos exercícios físicos ao longo da semana. Vale fazer caminhada, corrida, natação, ciclismo… Procure ainda abusar das fibras e líquidos nas refeições do dia seguinte. Isso dará uma mãozinha para o seu organismo digerir o excesso consumido e eliminar as toxinas. A única coisa que não pode é ficar sem comer ou pular refeições.

LEIA TAMBÉM 

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista