Xantina: conheça a substância que combate a gordura e a celulite

Conheça os superpoderes da Xantina. Cremes contendo a substância são potentes armas contra as gordurinhas localizadas e até combatem a celulite.

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 19:34
Atualizado às 12:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Agora é possível perder medidas com a aplicação de cremes contendo xantina. Essa substância pode ser encontrada no café (cafeína), nos chás (teofilina) e no cacau (teobromina), além de ser produzida artificialmente (aminofilina). Os cremes redutores que contêm xantina possuem efeito lipolítico, isto é, são capazes de estimular a queima dos depósitos de gordura, afinar a silhueta de maneira fácil e combater os furinhos da celulite. Pesquisas recentes comprovam a eficácia da cafeína e da aminofilina para reduzir medidas, chegando a diminuir o abdome em até 11 centímetros.

Mulher hidratando as pernas com as mãos utilizando creme com a substância Xantina

Foto: iStock.com/Getty Images

Ação mais intensa

De acordo com o pesquisador de cosméticos Maurício Pupo, de Campinas (SP), as xantinas têm a propriedade de penetrar mais profundamente na pele, até atingir os depósitos de gordura. “Lá, elas desencadeiam reações bioquímicas que estimulam a produção da enzima lipase, responsável por quebrar as moléculas de gordura ao meio e transformá-las em ácidos graxos livres e em glicerol”, explica. Dessa forma, elas são queimadas pelo organismo e removidas do local onde estavam acumuladas.

O cuidado deve ser diário

Maurício alerta que, para ver os resultados, é preciso ter disciplina e manter o uso diáriodos produtos com xantina na região afetada. Use sempre após o banho e, para melhores resultados, aplique 2 vezes ao dia. Passe em todas as áreas críticas, onde o corpo acumula mais gordura como abdômen, região dos pneus, coxas, nádegas, além dos braços (cuidado para não aplicar sobre as mucosas nem na região do rosto e das mamas). A necessidade de massagem irá depender de cada formulação: “As mais modernas já dispensam esse procedimento por terem sido desenvolvidas para penetrar mais rápido e profundamente na pele”, esclarece Maurício. Não há contraindicações, salvo quando o consumidor possui sensibilidade a algum componente da formulação.

Acelere o processo

É claro que, se você adotar uma alimentação saudável, com baixo consumo de calorias, açúcares e gorduras saturadas, a redução de medidas é ainda maior. A prática de exercícios físicostambém favorece a eliminação das gordurinhas, tonifica e dá mais firmeza à pele. Outras substâncias redutoras de medida são os silícios orgânicos, que quando aplicados topicamente podem também estimular a lipólise.

LEIA TAMBÉM 

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Maurício Pupo, professor e pesquisador do IPUPO (Instituto Maurício Pupo de Pós-Graduação)