ESTILO DE VIDA

Whey protein: para que serve e como funciona? Confira!

Essa suplementação é uma das mais populares entre quem malha. Mas qual sua real função? Só quem faz academia pode tomar? Descubra!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/09/2016 às 20:06
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se nos últimos meses você procurou saber sobre dietas e ganho de massa muscular, provavelmente ouviu falar no Whey Protein. Esse tipo de suplementação muscular é um dos mais populares entre as mulheres que buscam o tão falado corpo perfeito. Mas qual sua real função? Só quem faz academia pode tomar? Descubra!

peso de academia, garrafa e whey protein

Foto Shutterstock.com

Para que serve?

“Essa proteína, extraída durante o processo de transformação do leite de vaca em queijo, apresenta baixo peso molecular, o que a torna um alimento de fácil digestão e alta absorção pelo organismo. Por isso, é utilizado principalmente para aumentar a síntese de massa muscular, favorecendo a manutenção e ganho muscular, bem como recuperação das fibras musculares pós exercício”, explica Jeanne Elizabeth, nutricionista. Mas, atenção: antes de consumir determinados suplementos, é preciso descartar o risco de doença renal crônica ou aguda.

Como ele age no cardápio?

O Whey aumenta a síntese de proteína e, por sua rápida absorção – favorecida por suas proteínas com alto valor biológico –, possui várias propriedades funcionais, como ações antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico, reduzindo o catabolismo (processo onde existe um desgaste energético muscular) e os sintomas de overtraining (excesso de treino). Essa absorção pelo organismo garante que a proteína chegue rápido à corrente sanguínea, nutrindo e ajudando na recuperação das fibras musculares, iniciando o processo de síntese proteica através da reconstrução, manutenção e ganho de massa muscular.

Texto Isabelle Hoffmann/Colaboradora | Consultoria Jeanne Elizabeth, nutricionista