ESTILO DE VIDA

A voz também precisa de atenção! Veja quais são os 5 cuidados necessários

A falta de cuidados com a voz, principalmente nos casos em que há pequenas alterações, pode ocasionar lesões na prega vocal. Veja como prevenir problemas!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/10/2016 às 20:02
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A voz também precisa de cuidados! Segundo a fonoaudióloga Marisa Mizrahi Farber, a falta de cuidados, principalmente nos casos em que há pequenas alterações na voz, pode ocasionar lesões na prega vocal e tensão muscular nos órgãos da fala. “Essas lesões comprometem a voz e, em alguns casos, é necessária a micro-cirurgia da laringe”, explica. Para que isso não aconteça, o ideal é prevenir-se. Veja os cuidados necessários e fique atenta!

Mulher, mega fone, gritando, cabelo preso, morena, maquiada

Foto Shutterstock.com

1. Hidratação

Permite uma movimentação livre das pregas vocais, diminuindo o atrito entre elas.

2. Exercícios físicos

Sentir-se bem fisicamente é essencial para um bom desempenho das cordas vocais. “Procure não falar enquanto pratica exercícios, principalmente os realizados com braços, antebraço, pulso e mãos”, indica Marisa.

3. Fumo

É um inimigo da mucosa que reveste as pregas vocais. “Provoca edema, inchaço e diminuição dos cílios das células, favorecendo o ato de pigarrear”, alerta a Marisa.

Leia também:

4. Bebidas Alcoólicas

Bebidas fermentadas como vinho, cerveja e champanhe não causam muitos problemas. Porém, o uso contínuo de destilados, como uísque e vodka, aumentam a rigidez da mucosa das pregas vocais. “Por ter um efeito pseudo-anestésico, a pessoa, sem perceber, força a garganta para falar”, acrescenta.

5. Pigarrear

É um hábito comum que causa grandes prejuízos na voz. “É mais eficaz engolir a saliva de maneira intensa ou beber um gole de água”, concluiu Luana Curti, fonoaudióloga.

Consultoria Marisa Mizrahi Farber e Luana Curti, fonoaudiólogas