Voluntariado: 5 passos para entender e praticar

Para quem quer ajudar as pessoas de alguma forma, o voluntariado é a melhor opção. Separamos algumas dicas para ajudar a entender como funciona.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/05/2017 às 18:02
Atualizado às 19:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma das melhores formas de retribuir para a sociedade é o voluntariado. Para entender melhor do que se trata e conhecer formas de fazer a sua parte, separamos cinco dicas para quem possa se interessar:

1. Sem esperar nada em troca

O trabalho voluntário se caracteriza pela doação de energia, atenção, tempo e talento do voluntário, enquanto este ganha experiência com o contato humano, conhecimento e bem-estar.

2. Não existe trabalho ruim

Todos os aspectos do voluntariado são positivos. Mobilizar esforços e talentos para ações de interesse coletivo reforça a solidariedade social e auxilia na construção mais justa e humana da sociedade.

3. Complementar, não substituto

Ser voluntário não significa compensar carências do Estado, mas sim mostrar a capacidade da sociedade em agir por si mesma, ser mais independente do governo, porém sem abrir mão de cobrá-lo.

4. É para todos

Não existe apenas um estilo de voluntário. Enquanto alguns conseguem realizar as atividades e cuidar dos problemas individualmente, outros encontram maior facilidade na atuação em equipe, seja com seus vizinhos, colegas de estudo ou trabalho, em uma comunidade religiosa ou alguma instituição que se mobiliza para ajudar pessoas e grupos.

5. Todo trabalho é relevante

Não existe uma contribuição mínima a ser feita por um voluntário. Cada um ajuda de acordo com suas possibilidades. Uns têm mais tempo livre que outros, alguns conhecem o ambiente do trabalho, já outros contribuem em momentos de maior necessidade. Mas é preciso cumprir os compromissos.

LEIA TAMBÉM

TEXTO: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.