ESTILO DE VIDA

Você sabe como o xixi se forma? Entenda!

O processo acontece tão naturalmente que nem pensamos em todo o percurso dos líquidos até formar o xixi. Porém, é interessante conhecer esse caminho!

None
Foto: iStock.com e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/08/2016 às 19:40
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dá para relacionar a função dos rins, de limpeza do corpo, com o processo dos purificadores de água, mas de uma forma mais elaborada quando falamos em formação do xixi. Olha só:

Passo a passo

É nos néfrons que ocorre todo o esquema de filtragem. “Cada rim contém cerca de 1 milhão de néfrons” destaca Alexandre Gonçalves, professor do Centro Universitário Celso Lisboa. Eles se localizam na parte mais externa do rim, o córtex renal. Dentro deles, existem os glomérulos, grande responsáveis pela filtragem. Após esse processo, as moléculas dissolvidas em água vão para a cápsula de Bowman e túbulos renais.

Nos tubos ocorre uma nova filtragem, dessa vez para resgatar nutrientes. Esse mecanismo acontece para evitar que substâncias importantes, como as proteínas, sejam desperdiçadas.

Depois de reabsorvidos, esses elementos voltam para o sangue e o restante (que não podem continuar no corpo, como ureia), compõe a urina, que cai no duto coletor para ser eliminada.

Não vale segurar, ok?

O ritmo de produção de urina é muito particular, por isso não tem um número de vezes ideal para ir ao banheiro”, explica o urologista Mário Henrique Elias de Mattos. Porém, de acordo com o especialista, o segredo de um sistema urinário saudável é não fumar, manter-se bem hidratada e esvaziar a bexiga com frequência. “Sentiu vontade? Vá ao banheiro sem demora”, recomenda.

segurar xixi

Imagem: Editora Alto Astral

Saiba mais:

Infecção urinária: o que é essa doença e o que fazer para evitá-la!

Pilates na terceira idade traz vantagens à saúde

O que acontece com quem não bebe água adequadamente?

Consultoria Alexandre Gonçalves, professor do Centro Universitário Celso Lisboa; Mário Henrique Elias de Mattos, urologista