Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
A ansiedade pode desencadear problemas na pele, como o vitiligo e a psoríase. Entre as pessoas que procuram dermatologistas, 40% têm problema emocional.
- Foto iStock.com/Getty Images

Vitiligo e escamação da pele? A causa pode ser ansiedade

A ansiedade pode desencadear problemas na pele, como o vitiligo e a psoríase. Entre as pessoas que procuram dermatologistas, 40% têm problema emocional.

[PAGE TITLE]

Além dos sintomas clássicos da ansiedade, é possível que o distúrbio também desencadeie outros problemas de saúde. Todo o corpo pode ser afetado, e a pele não foge dos reflexos do transtorno de ansiedade. “Estima-se que 40% dos pacientes que procuram um dermatologista têm algum problema emocional. Além da relação com doenças psíquicas mais graves, os problemas emocionais também estão associados às dermatoses mais comuns, como vitiligo e psoríase”, afirma a dermatologista Deusita Fernandes Gandia Soares.

Vitiligo

Caracterizada por manchas brancas de tamanhos e formas diferentes por todo o corpo, o vitiligo não é contagioso e costuma ocorrer em pessoas jovens. Apesar de sua causa ainda não ser totalmente esclarecida, diversos estudos apontam uma relação com aspectos emocionais, como a ansiedade e o estresse em excesso.

mulher com vitiligo

Foto iStock.com/Getty Images

Diversos pacientes relataram o aparecimento das primeiras manchas após traumas emocionais ou fases conturbadas na vida. Acredita-se que as variações emocionais possam desequilibrar o organismo, favorecendo alterações hormonais e imunológicas.

Não há cura para o transtorno, porém, é possível um controle por meio de medicamentos e terapia com psicólogo. “A terapia ajuda o ansioso a lidar com a vida de uma forma mais equilibrada e menos acelerada, até para lidar paulatinamente com o que ele pode e não pode realizar, além de aliviar a cobrança”, indica Maura.

Psoríase

Uma das principais doenças ligadas a problemas com o controle da ansiedade e do estresse é a psoríase. Ela é crônica e não contagiosa, tendo suas causas ainda desconhecidas — no entanto, sabe-se que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à genética. “Pessoas com altos níveis de estresse possuem sistema imunológico debilitado. E há observações de que a tensão emocional e o estresse podem influenciar no surgimento das crises de psoríase”, explica a dermatologista.

A psoríase se manifesta em crises, caracterizada por erupções de placas vermelhas cobertas por escamas esbranquiçadas ou rosadas nos membros e no couro cabeludo. Seu acompanhamento é fundamental para que não interfira na qualidade de vida.

 

Veja mais:

Como a ansiedade se reflete no corpo humano

5 dicas para controlar a sua ansiedade

Novas técnicas para tratar ansiedade e depressão

 

Consultorias: Deusita Fernandes Gandia Soares, dermatologista e professora de medicina da Unoeste, em Presidente Prudente (SP); Maura de Albanesi, psicóloga especializada em psicoterapia corporal, terapia de vivências passadas (TVP), terapia artística, psicoterapia transpessoal e formação biográfica antroposófica.

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Assim como todo o corpo, a ansiedade também pode afetar a pele e causar algumas doenças cutâneas, como erupções e coceira constante.

Entretenimento

Autora de sucesso na auto publicação, Vanessa Bosso lança livro na Bienal de 2016 com dicas de como se livrar dos carmas que nos perseguem

Estilo de vida

As saladas podem ser feitas com vários ingredientes, inclusive com minilegume. Cenoura, berinjela, rúcula e outras opções são encontradas na versão pequena.

Estilo de vida

Combinar o abacaxi com gengibre é uma forma de garantir mais sabor e saúde à rotina, pois essa dupla previne doenças e ajuda na perda de peso.

Estilo de vida

A gordura tem papel fundamental no organismo, mas deve ser consumida com moderação e do tipo saudável. Em excesso, afeta o aprendizado de crianças.

Estilo de vida

O que determina as cores dos alimentos são os pigmentos, substâncias que desempenham papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo.

Estilo de vida

Proteínas são macromoléculas constituídas por cadeias de aminoácidos. Elas estão presentes em todos os seres vivos e participam de processos celulares.

Estilo de vida

As vacinas são essenciais na hora de controlar algumas doenças, como gripe e varíola. Mas você sabe como elas surgiram e como funcionam?