Connect with us

O que você está procurando?

A doença atinge cerca de 2% da população mundial, mas ainda existem dúvidas sobre ela. Saiba o que é vitiligo, quais são as causas e tratamento.
- Foto iStock.com/Getty Images

Vitiligo: saiba o que é, causas e como é o tratamento da doença

A doença atinge cerca de 2% da população mundial, mas ainda existem dúvidas sobre ela. Saiba o que é vitiligo, quais são as causas e tratamento.

O vitiligo caracteriza-se pela despigmentação da pele, pois há uma perda de melanócitos, que são as células que produzem a melanina, substância que dá cor à pele. “O problema primário é a pigmentação, por isso não se observa alterações no relevo, nem na textura, a não ser que o paciente sofra alguma lesão no local”, explica a especialista. Com a falta de pigmentos, surgem manchas brancas nítidas na pele. Ele não é contagioso, não traz nenhum mal à saúde e pode surgir em qualquer idade, independentemente do sexo. A seguir, saiba mais sobre a doença.

mulher com vitiligo

Foto iStock.com/Getty Images

Causas

O vitiligo é uma doença autoimune, que significa que algo no organismo é produzido contra substâncias naturalmente presentes nele. No caso da doença, os melanócitos são destruídos. O que falta descobrir de fato é por que e como surge essa autoimunidade. Alguns especialistas acreditam que o alto estresse contribui para o aparecimento. O vitiligo também pode estar associado a outros problemas como lúpus e tireoidites, também autoimunes.

Saiba mais:

7 dicas para manter a pele hidratada em dias frios e secos

Atriz de Star Wars deixa mensagem inspiradora para mulheres que sofrem com ovário policístico

As doenças de pele que mais atingem os bebês: confira sintomas e tratamento

Tratamento

A fototerapia é o tratamento mais utilizado. Consiste na exposição do paciente ao sol após usar substâncias fotossensibilizantes que estimulam a pigmentação pelos melanócitos que ainda existem. O uso de corticoide, um imunomodulador, é bastante comum para tratar a doença. Quando as lesões são pequenas, pomadas à base de corticoide e outros imunomoduladores podem dar bons resultados. Os medicamentos tópicos são imunossupressores, que fazem com que as células do sistema imunológico não “ataquem” os melanócitos. Já nos casos em que as manchas se alastram rapidamente, é necessário o uso de corticoides via oral.

Advertisement

Estilo de vida

Nem sempre as gorduras são vilãs da alimentação saudável: algumas têm, sim, benefícios. Confira 5 questões sobre o tema e tire suas dúvidas!

Estilo de vida

Sair em uma caminhada, mesmo que não seja uma maratona, pode fazer um bem danado à saúde do corpo. Além disso, a atividade física é ótima para a memória!

Estilo de vida

Problemas emocionais não afetam somente os adultos: crianças também podem sofrer com depressão, ansiedade e outros distúrbios. Saiba mais sobre o assunto.

Estilo de vida

Imagine ter uma memória ótima e começar a ficar mais esquecido pois não treinou essa habilidade. Veja por que é importante não deixá-la enferrujar

Estilo de vida

Em 1962, Joseph Pilates baseou-se em 6 princípios básicos para criar o Pilates. Saiba quais são e como funciona cada um deles

Estilo de vida

O suor é uma reação normal do organismo, mas, quando em excesso, torna-se um problema. Saiba mais sobre a hiperidrose, doença que causa sudorese excessiva.

Estilo de vida

A criatividade não se resume apenas a ter ideias diferentes. É necessário que, ao pensar fora da caixa, suas ideias combinem entre si

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais são os tratamentos disponíveis mais indicados para combater esse transtorno.