Vitamina C: desvende suas principais funções no organismo

Aprenda quais os benefícios que a vitamina C promove no organismo e de que maneira é possível obtê-la através dos alimentos!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/11/2016 às 11:11
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ela desempenha um papel muito importante na saúde, sendo popularmente conhecida por afastar as incômodas gripes e resfriados. “A vitamina C aumenta a imunidade, portanto, diminui as chances de contrair gripe e pode ser consumida irrestritamente, sem danos ao corpo”, conta a nutricionista Paula Fernandes Castilho. Porém, assim como a falta pode ser prejudicial, o exagero também não é indicado. “O excesso, principalmente na forma de suplemento (doses maiores que 2g ao dia) pode levar a diarreia e maior prevalência de cálculos renais”, avisa a nutróloga Andrea Pereira.

vitamina C suco kiwi maçã

Foto: iStock.com/Getty Images

Onde encontrar?

A laranja é a fonte mais conhecida dessa vitamina, mas muitos outros alimentos contêm o nutriente e até são mais ricos, como a acerola. Confira alguns:

  • Frutas cítricas, como kiwi, acerola e abacaxi;
  • Goiaba
  • Repolho
  • Espinafre
  • Agrião
  • Rúcula
  • Caju
  • Cebola
  • Morango
  • Mamão
  • Batata
  • Banana

Só a vitamina C basta?

O que deve ser observado, no entanto, é que sozinha, a vitamina C não protege o organismo como um todo. Para isso é necessário manter uma dieta equilibrada e rica em todos os nutrientes essenciais para a saúde, contidos nas mais variadas frutas, legumes e verduras. “O que se sabe é que a vitamina C tem papel importante no sistema imunológico, entretanto, não é o único nutriente fundamental. Então, pra quem tem uma deficiência de vitamina C o aumento do consumo vai fazer diferença, quem já está em equilíbrio com este nutriente, não vai perceber efeitos benéficos”, explica a nutricionista Barbara Rescalli Sanches.

Alimentação variada

Alimentar-se de forma saudável não age somente na prevenção de doenças. Adotar uma dieta equilibrada é essencial para manter a disposição, o bom humor e regular as demais atividades corporais, como as metabólicas e intestinais. “Devemos consumir sim vitamina C para o bom funcionamento imunológico, mas não só isso, devemos ingerir zinco, cálcio, magnésio, cobre, vitaminas do complexo B, vitamina A, D e E, ou seja, uma alimentação variada rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos, óleos de boa qualidade (azeite de oliva extravirgem, linhaça, peixes) e castanhas (castanha de caju, castanha-do-pará, nozes, avelãs, entre outras)”, ressalta Barbara.

Alimentos poderosos

Foto: iStock.com/Getty Images

Foto: iStock.com/Getty Images

Para manter a imunidade sempre em alta, é necessário equilibrar a alimentação. Entretanto, alguns alimentos em especial são altamente eficazes no desempenho desta tarefa. São eles: alho, mel, gengibre, brócolis, melancia, entre outros, que desempenham atividades antioxidantes no organismo. Optar pelo consumo de elementos variados no prato é a melhor opção, como aconselha Barbara. “Sempre a melhor maneira de garantir saúde é pela prevenção. Então, procure manter uma alimentação equilibrada, diversificada, bem colorida, com prevalência de alimentos in natura em detrimento de alimentos industrializados para deixar não apenas o sistema imunológico, mas todos os sistemas fortalecidos e saudáveis,” finaliza.

Limonada do bem

Também conhecido por ser fonte de vitamina C, o limão oferece inúmeras outras vantagens para quem o consome. “A fruta também possui substâncias em sua casca, óleos essenciais que podem trazer benefícios extras à saúde, como o auxílio da prevenção de câncer, a eliminação de toxinas do organismo, além de ter potente atividade antioxidante”, completa Barbara.

Texto: Paula Santana

Consultoria: Andrea Pereira, nutróloga; Barbara Rescalli Sanches e Paula Fernandes Castilho, nutricionistas

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.