Connect with us

O que você está procurando?

Para quem pensa que só vitamina C basta, está enganado. O consumo de outros nutrientes também é fundamental para a imunidade.
- Foto Istock.com/Getty Images

Qual o papel da vitamina C no sistema imunológico?

Para quem pensa que só vitamina C basta, está enganado. O consumo de outros nutrientes também é fundamental para a imunidade.

A vitamina C é conhecida pelo fato de reforçar o sistema imunológico. Ela ajuda na prevenção de gripes e resfriados. Porém, o consumo de outros nutrientes também pode colaborar para essa proteção, pois sozinha ela não dá conta de toda manutenção da imunidade.

Sucos variados, v·rios sabores, copos, frutas cÌtricas, vitaminas

Foto Shutterstock.com

 

Só a vitamina C basta?

Como já foi dito, sozinha ela não protege o organismo como um todo. Para isso é necessário manter uma dieta equilibrada e rica em todos os nutrientes essenciais para a saúde. “O que se sabe é que a vitamina C tem papel importante no sistema imunológico, entretanto, não é o único nutriente fundamental. Então, pra quem tem uma deficiência de vitamina C o aumento do consumo vai fazer diferença, quem já está em equilíbrio com este nutriente, não vai perceber efeitos benéficos”, explica a nutricionista Barbara Rescalli Sanches.

Alimentação variada

“Devemos consumir sim vitamina C para o bom funcionamento imunológico, mas não só isso, devemos ingerir zinco, cálcio, magnésio, cobre, vitaminas do complexo B, vitamina A, D e E, ou seja, uma alimentação variada rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos, óleos de boa qualidade (azeite de oliva extravirgem, linhaça, peixes) e castanhas (castanha de caju, castanha-do-pará, nozes, avelãs, entre outras)”, ressalta Barbara.

Garrafa de mel, limão, alho

Foto Istock.com/Getty Images

Alimentos poderosos

Quando o assunto é manter a imunidade em alta, alguns alimentos se sobressaem. Por exemplo, alho, mel, gengibre, brócolis e melancia. “A melhor maneira de garantir saúde é pela prevenção. Então, procure manter uma alimentação equilibrada, diversificada, bem colorida, com prevalência de alimentos in natura em detrimento de alimentos industrializados,” finaliza a nutricionista.

alimentos variados

Foto Shutterstock.com

 

Onde encontrar?

A laranja é a fonte mais conhecida dessa vitamina, mas muitos outros alimentos contêm o nutriente e até são mais ricos, como
a acerola. Confira alguns:

  • Acerola;
  • Abacaxi;
  • Repolho;
  • Espinafre;
  • Caju;
  • Banana.

Saiba mais:

Aposte no gengibre e turbine a perda de peso!

Rotina alimentar: confira dicas de como melhorar seu cardápio

Saúde mental e sistema imunológico: entenda a relação!

 

Consultoria: Barbara Rescalli Sanches, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

O organismo precisa de diferentes nutrientes em cada fase da vida. Confira as prioridades de grupos alimentares de acordo com a idade.

Estilo de vida

Segundo uma pesquisa recente, pode existir uma relação entre a depressão e o diabetes. Inclusive, uma doença pode atrapalhar o tratamento da outra!

Estilo de vida

O cérebro faz bilhões de conexões entre os neurônios. E isso faz com que cada indivíduo tenha atividades cerebrais diferentes, incluindo a inteligência

Estilo de vida

Para quem não conhece ou vai começar praticar pilates, é importante tirar algumas dúvidas. Sendo assim, confira algumas perguntas sobre pilates.

Estilo de vida

O cérebro é o órgão que, basicamente, comanda o corpo humano. E quando se trata das capacidades cognitivas, como a inteligência, não é diferente

Estilo de vida

Há anos, especialistas tentam desvendar os mistérios que envolvem a inteligência. Confira o que é a Teoria G, um dos primeiros conceitos sobre o tema

Estilo de vida

Fobias, TOC, ansiedade generalizada e distúrbio de estresse pós-traumático estão no quadro de distúrbios ansiosos. Veja a diferença entre eles.

Estilo de vida

Cerca de 65% das pessoas diagnosticadas com ansiedade apresentam sintomas depressivos, e 25% dos casos de depressão passam anteriormente pela ansiedade