Visão perfeita com batata-doce: alimento ajuda na saúde dos olhos

Rica em vitamina A, a batata-doce é um alimento que tem papel importante na saúde dos olhos, então adicione na sua dieta e veja os benefícios!

None
FOTO: Istock

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/10/2016 às 12:29
Atualizado às 11:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter uma boa visão é importante para todo mundo, pois influencia na vida pessoal e profissional, não é mesmo? O bom é que alguns alimentos podem auxiliar na prevenção de doenças como catarata e cegueira, e a batata-doce é um deles! “A vitamina A pode ser encontrada em duas fontes: nos alimentos de origem animal, como forma de retinoides, e nos de origem vegetal, como forma de grupos de carotenoides, que inclui o betacaroteno. Essas substâncias serão convertidas em vitamina A e ajudam proteger os olhos”, explica a nutricionista Maiara Fidalgo.

batata-doce

FOTO: Istock

Vitamina e visão

Segundo Maiara, a vitamina A é importante para a visão porque protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra. “A baixa ingestão deste nutriente pode fazer com que a pessoa tenha dificuldades em enxergar em locais com a luz fraca e causar alterações oculares que podem até evoluir para uma cegueira total. Por isso, ao consumirmos a batata-doce, estamos protegendo a córnea”, diz. Além disso, por ter betacaroteno, ela evita doenças como olhos secos, cegueira noturna e a catarata.

Consumo ideal

A recomendação de consumo varia muito e depende do gasto energético diário, como a intensidade da atividade física e objetivo. “Busque auxílio de um profissional para orientações individualizadas”, indica Maiara. De acordo com o oftalmologista Bruno Guimarães Novaes, é importante lembrar que na dieta diária é necessário também ter outras fontes de carboidratos e proteínas. “A quantidade diária de 50g de batata-doce cozida ou assada é suficiente”, diz

Dicas para manter a saúde dos olhos

1. Evite fumar, pois o tabaco aumenta o risco de casos de catarata, lesão do nervo óptico e degeneração macular;

2. Use sempre óculos de sol, pois ele ajuda a proteger os olhos dos raios ultravioletas;

3. Visite o seu oftalmologista regularmente para garantir que você está enxergando bem.

LEIA MAIS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.