Connect with us

O que você está procurando?

Alguns alimentos são tão saborosos que dá vontade de comer todos os dias. Mas, na maioria dos casos, eles prejudicam o organismo. Saiba quais são!
- Foto iStock.com/Getty Images

Vilões da saúde: 6 alimentos que “envenenam” o organismo

Alguns alimentos são tão saborosos que dá vontade de comer todos os dias. Mas, na maioria dos casos, eles prejudicam o organismo. Saiba quais são!

Geralmente as pessoas ingerem certos alimentos sem se darem conta dos danos que eles acarretam à saúde. Um simples pãozinho francês com margarina ou um molho rosé para incrementar a macarronada podem conter alguns vilões que agem contra a vida saudável. A seguir, confira alguns deles!

Latas de bebida, cubos de açúcar

Foto iStock.com/Getty Images

Refrigerante

Eles são ricos em açúcares, podendo contribuir para o desenvolvimento do diabetes e demais doenças, sendo elas estomacais e até mesmo dentárias. “O maior problema dos refrigerantes para o sistema digestivo é o gás carbônico dissolvido, que se desprende dentro do tubo digestivo. Por isso os refrigerantes aumentam a sensação de gases, causam distensão abdominal e podem tornar a digestão mais lenta e desconfortável”, explica o clínico geral Alex Botsaris.

Margarina

Este produto é completamente artificial, acarretando à saúde malefícios que podem resultar em graves problemas de saúde. “Ela é um tipo de gordura que passa por um processo químico e industrial chamado hidrogenação, fazendo com que ela fique com a textura que conhecemos. Esse tipo de gordura não deve ser consumido em excesso porque pode trazer malefícios para a saúde, tais como o ganho de peso e o risco de contrair diversas doenças cardíacas”, conta a nutricionista e especialista em nutrição esportiva Paula dos Santos Ribeiro.

Açúcar

O consumo excessivo de açúcar pode ser responsável pelo aumento de doenças como diabetes e hipoglicemia, uma série de distúrbios gastrointestinais, além de demais doenças relacionadas à obesidade. Considerado um dos maiores problemas relacionados à indústria alimentícia atualmente, é aconselhável a substituição do tipo refinado por mel ou açúcar mascavo, que não agridem a saúde por conta da ausência de aditivos químicos.

Tigela de cubos de açúcar, açúcar

Foto Shutterstock.com

Farinha branca

Todas aquelas gostosuras de padaria, tais como roscas, baguetes, tortas e muitas outras opções têm como matéria prima a farinha branca, que é rica em carboidratos simples (aqueles que são digeridos pelo organismo com maior facilidade e podem ocasionar no aumento do peso corporal). Além disso, este tipo de farinha é muito pobre em fibras, ocasionando em uma difícil digestão. O ideal é substituir os produtos que contêm farinha branca, por integrais – e essa substituição pode começar em casa: opte por comprar a farinha integral, assim, suas preparações ficam mais saudáveis.

Sal

O tempero é altamente rico em sódio, que é utilizado principalmente na fabricação de alimentos industrializados, por conta do seu alto poder de conservação. “O sódio, assim como muitos minerais, tem um papel fundamental no metabolismo celular como a transmissão do impulso nervoso, além de participar nas contrações musculares, no equilíbrio ácido-básico e na absorção de nutrientes pelas células. O que é prejudicial é o excesso de sódio circulante, devido muitas vezes ao consumo exagerado, o que leva a um descontrole nas concentrações e excreções de outros minerais, como potássio e cálcio”, esclarece o nutricionista Hugo Comparotto. Comidas congeladas e alimentos embutidos são ricos no mineral, por isso, evite.

Frituras

“Além das calorias que são acrescentadas ao alimento por causa da gordura, o aquecimento do óleo causa alterações em sua estrutura química e também forma uma substância cancerígena, chamada acroleína”, alerta Paula. Reaproveitar o óleo no qual o alimento foi frito também não é uma boa ideia, já que a prática ainda acarreta sérios problemas à saúde. Um deles é o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, responsável pela alteração da pressão  arterial, o entupimento das artérias, entre outras complicações.

Batatas fritas, molho, frango empanado, alface

Foto Shutterstock.com

Creme de leite

Seja em doces, molhos ou em recheios de tortas, o creme de leite é por muitos considerado um aliado na cozinha. Porém, antes de abusar dele, é preciso lembrar da alta concentração de gorduras que possui. Na verdade, o tão apreciado creme é composto pelas gorduras existentes no leite, ou seja, a conhecida nata. Acrescenta-se ainda mais uma boa dose de compostos artificiais para ressaltar o sabor. “A alta quantidade de gordura saturada presente no creme de leite leva ao ganho de peso corporal e também ao risco de contrair doenças cardíacas”, explica Paula.

 

 

Texto Paula Santana | Consultoria Alex Botsaris, clínico geral; Hugo Comparotto e Luciana Carneiro, nutricionistas; Paula dos Santos Ribeiro, nutricionista e especialista em nutrição esportiva

 

Advertisement

Estilo de vida

As salsichas fazem parte de uma infinidade de pratos, mas podem ser muito prejudiciais à saúde, reduzindo o tempo de vida das pessoas.

Estilo de vida

Apesar de ser uma doença silenciosa e quase não apresentar sintomas, a pressão alta causar inúmeros danos ao organismo, além de originar problemas graves como falência renal, infarto e AVC

Estilo de vida

Os multivitamínicos são recursos usados por muitas grávidas, mas eles podem não trazer benefícios para as mamães e para os bebês.

Estilo de vida

Gripes e resfriados trazem consigo a tosse, um baita incômodo. Confira abaixo 5 xaropes com mel para afastá-la de uma forma doce e saborosa!

Estilo de vida

O cérebro ainda esconde diversos mistérios. No entanto, existem algumas curiosidades desvendadas pela ciência -- confira 8 mitos e verdades

Estilo de vida

Quanto mais se espera para cuidar da saúde, mais problemas podem aparecer. Veja algumas dicas para manter uma vida saudável

Estilo de vida

Se o gosto amargo do chá verde não lhe agrada ou se você tem a curiosidade de experimentar outros chás, veja outros tipo benéficos para a saúde!

Estilo de vida

A aspirina já é um medicamento conhecido por muitas pessoas, mas uma nova pesquisa sugere que ela seja capaz de prevenir infarto e outras doenças