Sair da zona de conforto não é uma tarefa fácil. No entanto, na vida profissional, a maioria dos indivíduos bem-sucedidos tiveram que lidar com “pedras pelo caminho”, sendo que muitos precisaram falir diversas vezes até colocar o próprio negócio nos trilhos. Assim, para inspirar você, selecionamos histórias reais de personalidades conhecidas que superaram barreiras e desafios para alcançar bons resultados. Confira na galera a seguir:
Previous Next Silvio Santos: aos 14 anos, o menino nascido na Lapa, no Rio de Janeiro, começou a trabalhar como camelô no centro da cidade. Ele vendia capinhas para título de eleitor e usava sua voz para anunciar os produtos e atrair os fregueses. Foi ali que um fiscal da prefeitura reconheceu seu talento e o convidou para fazer um teste como locutor na Rádio Guanabara. Mas o emprego não durou por muito tempo, já que a vida como ambulante dava mais retorno financeiro. Posteriormente, mudou-se para São Paulo e começou a apresentar espetáculos e animar caravanas. Foi devido aos shows em circos que recebeu uma proposta de ter seu próprio programa na TV. E ele logo percebeu que poderia crescer ainda mais. Assim, em 1981, foi ao ar a primeira transmissão do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Atualmente, o Grupo Silvio Santos é formado por mais de 30 empresas, entre elas a Jequiti Cosméticos. (Foto: Roberto Nemanis/SBT) Luiza Helena Trajano: em 1957, o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato compraram uma pequena loja na cidade de Franca, em São Paulo. Com o sucesso, tempos depois, inauguram sua grande loja de departamento com mais de cinco mil metros quadrados. Em 1976, Wagner Garcia Jr, Onofre de Paula Trajano e Luiza Helena Trajano tornam-se sócios. O Magazine Luiza então começa a sua expansão e inovação. Em 1981, é uma das primeiras redes a implementar o sistema de computação. Praticamente uma década depois, criam o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo – as chamadas Lojas Virtuais, em que produtos eram vendidos por terminais multimídia sem a necessidade dos produtos no mostruário. Com o aniversário de 50 anos, o Magazine fez uma campanha histórica no programa Domingão do Faustão, distribuindo 50 casas para os clientes sorteados e motocicletas 0 km para os vendedores. Devido ao sucesso da rede, a presidente Luiza Helena Trajano é eleita para presidir, em 2009, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), por meio do qual levou a proposta de redução de IPI (Imposto de Produtos Industrializados) até o presidente Luis Inácio Lula da Silva, de forma a estimular as vendas e gerar novos empregos. Antes de tornar-se presidente do Magazine Luiza, a empresária havia passado pelos setores de cobrança e vendas da companhia. (Foto: Reprodução) Oprah Winfrey: a apresentadora norte-americana teve uma infância difícil antes de alcançar o sucesso. Oprah passou os seis primeiros anos de sua vida longe de sua mãe, morando na zona rural com a avó, que a ensinou a ler antes de completar três anos, além de levá-la à igreja. Aos nove anos, passou a ser molestada por seu tio e primos adolescentes, de quem apanhava com frequência e era ameaçada para que não contasse aos pais o que ocorria. Assim, aos 13 anos, fugiu de casa. Por ter ganhado um concurso de locução ao concluir a escola, conquistou uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee, onde cursou comunicação televisiva. Ela atraiu o interesse da rádio local (WVOL) que a contratou para transmitir as notícias do plantão. Em 1976, mudou-se para Baltimore e trabalhou em um jornal local. Dois anos depois, começou a atuar em um programa de entrevistas, liderando o próprio talk show matinal em Chicago, em 1983. Dentro de poucos meses, ultrapassou seu concorrente e, devido ao sucesso, foi rebatizado como Oprah Winfrey Show. (Foto: Wikimedia Commons) Carlos Wizard Martins: proveniente de uma família humilde, Carlos Martins aprendeu inglês com missionários norte-americanos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ainda por meio da Igreja, foi enviado em missão a Portugal durante dois anos. Retornou ao Brasil, aos 19 anos, por dois motivos: casar-se com Vânia e, posteriormente, retornar aos EUA para estudar. Para conseguir se sustentar, ele dava aulas particulares de inglês, enquanto sua esposa trabalhava como secretária. Aos 26 anos, mudou-se com a família para os Estados Unidos, onde cursou Análise de Sistemas e Tecnologia na Brigham Young, universidade da religião mórmon. Na instituição, dava aulas de português, mas foi preciso correr atrás de um emprego formal. Assim, enviou cem currículos para empresas norte-americanas que possuíam filiais no Brasil. Apenas uma respondeu, porém, Carlos conquistou o cargo de executivo. Sem coragem para pedir demissão e empreender, a empresa o demitiu, mas essa mudança fez com que sonhasse em abrir uma rede de escolas, preparando apostilas com expressões, verbos e vocabulários mais usados na conversação diária. Então, comprou a primeira unidade da Wizard – que, atualmente, possui mais de três mil escolas espalhadas por todo o Brasil. Além de adquirir outras redes de ensino (Yázigi, Microlins e Skill) e formar o Grupo Multi Educação, o empresário também vendeu este negócio para a Pearson. Atualmente, Carlos diversificou seus negócios. Em 2014, adquiriu a rede Mundo Verde (segmento de produtos naturais e orgânicos). Em 2016, abriu as primeiras lojas da rede de fast food Taco Bell em solo brasileiro e, neste ano, comprou 35% da Wise Up, rede de escolas de idiomas e, ao lado das filhas, lançou a Aloha Oils, venda de óleos essenciais e cosméticos via internet. (Foto: Reprodução) Luiza Helena Trajano: em 1957, o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato comprou uma pequena loja na cidade de Franca, em São Paulo. Com o sucesso, tempos depois, inauguram sua grande loja de departamento com mais de cinco mil metros quadrados. Em 1976, Wagner Garcia Jr, Onofre de Paula Trajano e Luiza Helena Trajano tornam-se sócios. O Magazine Luiza então começa a sua expansão e inovação. Em 1981, é uma das primeiras redes a implementar o sistema de computação. Praticamente uma década depois, criam o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo – as chamadas Lojas Virtuais, em que produtos eram vendidos por terminais multimídia sem a necessidade dos produtos no mostruário. Com o aniversário de 50 anos, o Magazine fez uma campanha histórica no programa Domingão do Faustão, distribuindo 50 casas para os clientes sorteados e motocicletas 0 km para os vendedores. Devido ao sucesso da rede, a presidente Luiza Helena Trajano é eleita para presidir, em 2009, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), por meio do qual levou a proposta de redução de IPI (Imposto de Produtos Industrializados) até o presidente Luis Inácio Lula da Silva, de forma a estimular as vendas e gerar novos empregos. Antes de tornar-se presidente do Magazine Luiza, a empresária havia passado pelos setores de cobrança e vendas da companhia. (Foto: Reprodução)