ESTILO DE VIDA

Vícios de postura: como corrigir e acabar com as dores?

Sentar de forma errada ou carregar bolsas pesadas podem ocasionar lesões na coluna, sabia? Saiba como corrigir a postura e cuidar da saúde!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/11/2016 às 09:24
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já parou para pensar como é sua postura ao sentar-se e ao andar? É muito comum ver pessoas sentadas sem o devido apoio para as costas no encosto da cadeira, seja na escola, faculdade, em casa, no trânsito, shopping e no trabalho. Outros vícios comuns de postura também são andar com a cabeça baixa, principalmente quando se está mexendo no celular, e carregar bolsas e mochilas pesadas com os ombros encurvados ou apoiadas de um lado só. Mas o que isso pode causar?

mulher com postura certa e mulher com postura errada

Foto: Shutterstock

Atenção à postura

• O cansaço uma hora bate e as dores nas costas aparecem e podem ser prejudiciais para a saúde. Os vícios posturais podem levar ao encurtamento muscular, dores, tensões, tendinites, compressão de nervos ou do sistema circulatório e desgaste das articulações.

• “Permanecer por um longo período na mesma posição, seja sentado ou em pé, pode levar ao desenvolvimento de vícios posturais. É preciso saber distribuir a sobrecarga de peso mudando de posições e realizando alongamentos periódicos”, afirma Bruno César Aprile, ortopedista e diretor clínico da SO.U Ortopedia.

• Para prevenir os problemas de coluna e mantê-la alinhada, o médico explica que é preciso procurar ajuda de especialistas que podem contribuir de diversas formas, como com um plano de exercícios e alongamentos ao acordar, durante a jornada de trabalho, manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física, além de orientações de como identificar e melhorar as situações ergonômicas frequentemente incorretas no nosso dia a dia (altura da tela do computador, posição do pescoço e da coluna ao ficar sentado, melhor forma de usar o aparelho celular etc).

LEIA TAMBÉM: