Viaje a Mariana, em Minas Gerais, e descubra belezas históricas!

Provavelmente, você já ouviu falar sobre Mariana em livros de história, mas quanto você sabe sobre o turismo na cidade? Descubra mais sobre esse destino!

- FOTO: Reprodução/Instagram

Mariana, em Minas Gerais, preserva com cuidado seus antigos casarios e igrejas, provas de seus tempos áureos, quando era capital do estado e a cidade mais rica da região durante o Ciclo do Ouro. Além disso, o que atrai os turistas são as obras em pedra-sabão e uma das maiores minas do mundo aberta à visitação.

Fachada do Centro Histórico de Mariana

Centro Histórico de Mariana. Foto: Instagram / sitemegbrasil

A Catedral Sé de Mariana, ou Igreja Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, é o prédio histórico mais importante da época da busca pelo ouro. A fachada é simples, típica das primeiras construções religiosas de Minas, o que não a impede de ser um membro respeitável do conjunto das mais ricas e relevantes igrejas mineiras, graças ao seu interior bem ornamentado, obra do talento de Mestre Ataíde e Aleijadinho.

foto do interior da catedral da sé de Mariana, em Minas Gerais

A Catedral da Sé de Mariana é uma das obras mais importantes do período do ciclo do ouro, no século XVIII. foto: Instagram / iago246

Outro destaque é a Igreja São Francisco de Assis, onde está a sepultura de Mestre Ataíde. Por trás de suas portas, há púlpitos em pedra-sabão de Aleijadinho e relicários estilo rococó. A Igreja Nossa Senhora do Rosário também é parada obrigatória. Uma das mais belas da cidade, a construção foi iniciada em 1752 pela irmandade dos negros.

Já a Basílica de São Pedro dos Clérigos tem influência italiana, percebida pela sua arquitetura imponente e no seu traçado poligonal e ovalado. Ali merecem destaque o altar-mor em cedro e um dos maiores santos-do-pau-oco de Minas.

fachada da Basílica de São Pedro dos Clérigos, em Mariana, Minas Gerais

A Basilica de São Pedro dos Clérigos possui uma arquitetura inspirada nas catedrais italianas. Foto: Instagram / lailabraghero

Mas, se tem um lugar em Mariana cujo passeio é imperdível, é a Mina de Passagem, uma das maiores do mundo aberta à visitação. Andando em um pequeno vagão pelos antigos trilhos, o turista vai a 120m de profundidade, onde é possível vivenciar a saga perigosa dos homens que “cavocavam” o interior das montanhas mineiras à procura de ouro.

foto do interior de Mina de Passagem, uma mina do período do ciclo do ouro aberta a visitação

A Mina de Passagem é uma das maiores do mundo aberta a visitação. Foto: Instagram / monique_villanueva

Outras atrações para aproveitar no município são a Igreja Nossa Senhora do Carmo – restaurada após um incêndio em 1999 – e o passeio de Maria Fumaça que ligam, por 18km, Mariana com a vizinha Ouro Preto.

 

LEIA TAMBÉM

 

Edição: Érica Aguiar

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência