Em sua próxima viagem, descubra as belezas históricas de Ouro Preto

Vai viajar e quer adquirir novos conhecimentos durante o passeio? Que tal ir a Ouro Preto e descobrir as belezas históricas que a cidade tem a oferecer?

None
FOTO: Reprodução/Instagram

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/11/2016 às 12:38
Atualizado às 14:06

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Vai viajar a Ouro Preto e não sabe o que fazer pela cidade? Confira nossas dicas para descobrir as belezas históricas do local e levar muito conhecimento na bagagem!

Em Ouro Preto, as construções barrocas estão por toda parte, levantadas pela curiosa combinação da mão de obra de artistas e escravos. Algumas são verdadeiras joias, como a exuberante Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que carrega junto a seus altares cerca de 400kg de ouro. Além do acabamento dourado, mais de 400 esculturas de anjos enfeitam o seu interior.

Idealizada por Aleijadinho, a Igreja São Francisco de Assis não fica atrás no quesito beleza. Considerada uma obra-prima da arquitetura colonial brasileira, a construção impressiona até pelo teto, pintado pelo Mestre Ataíde. Na Matriz Nossa Senhora da Conceição, o que chama a atenção são os adornos em estilo rococó, característicos da última fase da manifestação barroca. Já na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, é o altar a estrela do lugar com suas estátuas de santos negros.

Entre os museus, o da Inconfidência com certeza merece ser visto. Outro que rende um bom programa é o do Oratório, no qual se encontram mais de 150 oratórios, inclusive alguns do século 17.

Apesar de histórica, a cidade nem de longe lembra um museu parado no tempo. Ali, a juventude pulsa pelas ladeiras, movida pelas inúmeras faculdades que se instalaram no lugar. Repúblicas, festas e bares convivem perfeitamente com os casarios centenários – até demais já que diversas moradias para estudantes são instaladas nas antigas construções, provando que Ouro Preto sabe tirar proveito de seus contrastes, que, ali, funcionam muito bem juntos.

Hoje tem o Bloco Liga pra rádio às 14:00h #partiuouropreto #ondetododiaéhistórico #carnavalculturaouropreto #carnavalouropreto

A photo posted by Sec. de Turismo Ouro Preto (@tur_ouropreto) on

Você ainda pode visitar o Museu Aleijadinho, que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição, e a Mina do Chico Rei.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Érica Aguiar

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.