Viagem de avião: como se comportar durante o voo?

Para fazer uma viagem de avião, além de comprar a passagem e escolher um destino, você também deve saber as regras de etiqueta e comportamento. Saiba mais.

None
Uma viagem de avião também segue algumas regras, etiquetas e velho bom-senso. Foto: Public Domain Pictures / CC0-Community

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/06/2017 às 20:37
Atualizado às 14:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

De que adianta se arrumar e estar linda para fazer aquela viagem de avião e cometer gafes durante o percurso? Saber a etiqueta do lugar faz parte de ser elegante, por isso, separamos algumas dicas da especialista Glória Kalil escritas em seu livro Viajante Chic, um manual para quem quer saber tudo sobre viajar sem perder o charme.

Viagem de avião: como se comportar

As viagens de avião possuem assentos numerados, por isso, sempre sente no local indicado em sua passagem. Quer mudar de lugar? Tenha paciência. Depois que todos os passageiros estiverem acomodados no avião, aí sim você pode negociar com os comissários de bordo a mudança para outro mais conveniente.

Aliás, são eles que resolvem qualquer problema durante o voo. Nada de sair batendo boca com o vizinho, mesmo que coberto de razão.

Acima do seu assento haverá um bagageiro. No entanto, ele não é só seu. Tenha bom senso na hora de utiliza-lo e saiba dividir o espaço com outros passageiros. Vale também separar o que você pretende utilizar durante a viagem, para não ter que ficar levantando o tempo todo.

O banheiro do avião é diferente de um banheiro residencial. Geralmente, o aviso na porta vem escrito em inglês, por isso, é importante saber: push não é “puxe”. É justamente o contrário: “empurre”. Dentro do banheiro você encontrará tudo o que precisa, dedique algum tempo para descobrir o lugar. Ao sair, deixe-o em ordem.

Sentir enjoo durante um voo não é coisa de outro planeta. Geralmente, há um saquinho bem em frente a cada poltrona para o caso de alguém passar mal e precise vomitar.

LEIA TAMBÉM

Saiba que você pode estar atrapalhando

Por mais entusiasmada que você esteja com a viagem, falar muito, o tempo todo, é desagradável.

Cuidado para não sair batendo sua bolsa, mala ou mochila em todos os passageiros. Tire-a das costas ao andar pelo corredor.

Equipamentos que emitam ruídos sonoros ou luminosos podem ser um verdadeiro estorvo durante uma viagem de avião. Principalmente em voos noturnos.

Sapatos incomodando? Antes de pensar em tirá-los, certifique-se de que seus pés estejam limpos e sem cheiros desagradáveis.

Atenção, passageiros!

Quer ir ao banheiro, mas o vizinho de poltrona não acorda? Não precisa pedir passagem. Pule o colega. Se não for possível, você tem todo o direito de acordá-­lo educadamente ou pedir ajuda aos comissários de bordo.

Infelizmente, com vizinhos de poltrona que roncam e crianças choronas, não há muito o que se possa fazer. Protetores auriculares podem ser dar uma boa ajuda e devem estar em todo kit viagem.

O seu colega de poltrona pode estar carente e puxando assunto o tempo todo. A melhor forma de lidar caso não esteja a fim de conversar é enfiar a cara em um livro ou uma revista. Para os que não gostam de ler, fingir que está dormindo é uma opção. Você também pode ouvir música com fones de ouvido, ou qualquer outra forma de distanciamento.

Fonte: Livro Viajante Chic, de Glória Kalil

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.