ESTILO DE VIDA

4 versões de frutas que turbinam a perda de peso

As novas versões das frutas podem ser uma ótima alternativa para quem almeja a perda de peso mas não consome essas delícias diariamente! Confira

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/11/2016 às 19:16
Atualizado às 15:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Conheça outras versões das frutas, uma ótima alternativa para turbinar a perda de peso!

Maracujá, banana, laranja e coco

Foto: Shutterstock.com

Farinha da casca de maracujá

  • Benefícios: estudos feitos pelo químico Armando Sabaa Srur, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comprovaram que uma fibra solúvel chamada pectina, presente na casca do maracujá, controla as taxas de açúcar no sangue, impede o estoque de pneuzinhos e ainda garante saciedade, resultando na perda de peso. Ela é vendida em lojas de produtos naturais ou pode ser fabricada em casa.
  • Modo de consumir: misturada a frutas, sucos, iogurtes light, no caldo do feijão ou em molhos. “Já aquelas pessoas que não apreciam o sabor da casca de maracujá têm a opção de consumir a farinha em cápsula, vendida em farmácias ou casas de produtos naturais”, explica a nutricionista Lara Natacci Cunha, de São Paulo (SP).
  • Receita: lave alguns maracujás em água clorada e separe as polpas e as sementes. Corte as cascas em fatias finas e distribua numa fôrma, deixando-as longe umas das outras. Leve ao forno baixo e deixe secar (mas tome cuidado para não torrar). Quando as cascas estiverem secas, coloque-as no liquidificador e bata até virarem pó. Finalize passando a mistura numa peneira fina.

Farinha de banana verde

  • Benefícios: a banana verde possui alto teor de um amido resistente, que é utilizado pelo nosso organismo lentamente e garante saciedade por mais tempo. Além disso, ela também combate outra inimiga da dieta: a ansiedade. “A banana é rica em triptofano. Essa substância produz o hormônio serotonina, que é responsável pelo bom humor e nos ajuda a administrar melhor a quantidade de alimentos consumidos”, explica Juliana Garcia, nutricionista da Clínica Contato, de Curitiba (PR). A farinha da banana verde pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou fabricada em casa.
  • Modo de consumir: pode ser adicionada a frutas, iogurtes, sucos, vitaminas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães.
  • Receita: lave e descasque 12 bananas verdes (de qualquer tipo). Seque as bananas no forno, tomando cuidado para não queimar. Corte em rodelas e bata no liquidificador até triturar. Conserve em pote de vidro limpo e fechado por até dois meses.

Farinha da casca de laranja

  • Benefícios: assim como a casca do maracujá, a casca da laranja também possui a fibra pectina. Quando consumida na presença de água, ela se transforma numa espécie de gel no intestino, espantando a fome e ajudando a eliminar a gordura acumulada.
  • Modo de consumir: misture 1 colher (chá) da farinha em 1/2 copo (100ml) de água. Consuma a receita todos os dias, dez minutos antes do almoço e do jantar para turbinar a sua perda de peso.
  • Receita: lave 12 laranjas em água corrente e descasque-as em tiras finas. Leve as cascas ao forno preaquecido, em temperatura baixa até secar. Para não queimar, mexa as cascas com uma colher de pau de vez em quando. Na sequência, bata as cascas secas no liquidificador até triturar.

Óleo de coco para a perda de peso

Cada vez mais o óleo de coco vem sendo utilizado como um parceiro da dieta. Extraído a partir do leite de coco, ele é rico em ácido láurico. Quando consumida, essa substância acelera o metabolismo e estimula a queima de calorias. Para completar, o alimento é antioxidante e combate processos inflamatórios. Atualmente, o óleo de coco é vendido em casas de produtos naturais em potes de 200ml ou em sachês ao preço médio de 30 reais. Cada 15g possui aproximadamente 130 calorias. “Além dos sucos e vitaminas, ele pode ser usado como substituto da manteiga em pães e torradas”, explica a nutricionista Thais Souza, da rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde.

Texto: Leonardo Valle | Consultoria: André Resende, fitoterapeuta e autor do livro Emagrecer é só querer, editora Ibrasa; Juliana Garcia, nutricionista da clínica Contato, de Curitiba (PR)Lara Natacci Cunha, nutricionista da Nutri Vitta Assessoria Nutricional, de São Paulo (SP); Thais Souza, nutricionista da rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde

LEIA TAMBÉM